VAMOS TRABALHAR
Temporada de verão esquenta contratações temporárias
PB-Tur estima que movimentação de turistas na Capital deve gerar mais de 1,2 mil vagas temporárias de emprego.
Publicado em 02/11/2008 às 11:13
Marina Magalhães, do Jornal da Paraíba
Sol, calor, verão... Muito mais que bronzear os corpos de cerca de um milhão de turistas que aportam na Paraíba no período de veraneio – segundo os dados da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) – o astro-rei também aquece o mercado de trabalho. É hora de preparar os hotéis, bares e restaurantes para atender os gringos e brasileiros que vêm aproveitar as férias pelas nossas praias. Uma movimentação que deve gerar mais de 1,2 mil vagas temporárias de emprego no setor apenas em João Pessoa.
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) da Paraíba, a demanda começa a aumentar progressivamente a partir deste mês, porém janeiro é sem dúvida a época de maior ocupação, estendendo-se até o Carnaval. A expectativa da associação é de que os estabelecimentos aumentem entre 20% e 30% o quadro de funcionários durante os meses de maior fluxo de clientes.
Para quem pensa que a crise econômica pode afetar o turismo no país, o presidente da ABIH Nacional, Álvaro Bezerra de Mello, entidade que reúne mais de 2.300 hotéis e pousadas filiadas, explica que o fenômeno tende a beneficiar o destino da capital através do chamado “turismo doméstico”. Com a subida do dólar, grande parte dos brasileiros que pretendia viajar para lugares como Miami, Orlando ou Buenos Aires deve passar as férias no Brasil.
“Isso estimula o turismo interno, sobretudo nas praias do Nordeste, que sempre atraem as atenções”, anuncia Mello. “No período de pico, a média de crescimento do fluxo na Paraíba é de 30% a 45% em relação aos meses de dezembro e janeiro anteriores, que são sempre os mais fortes”, acrescenta o diretor de Marketing da PBTur, Gustavo Marques.
Quem pode se dar bem nessa nova safra de contratações são os estudantes e profissionais da área de Turismo. O presidente do Centro Acadêmico (CA) do curso da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Maiko Motta, de 21 anos, ainda nem se formou mas já coleciona experiências na sua área de atuação. Atualmente contratado como consultor de viagens da agência Bora Bora Turismo, ele conta que foi um estágio de três meses que lhe abriu as portas para o mercado.
“Trabalhei durante o projeto Amigos do Turista do Governo do Estado e foi uma experiência ótima porque pude conhecer o funcionamento de toda parte operacional da pesquisa e fazer ótimos contatos”, lembra o estudante.
“É uma oportunidade bastante válida, pois a partir do aprendizado adquirido nos temporários se consegue embasamento para se fixar no mercado de trabalho, que busca profissionais preparados e qualificados. Há espaço para todos, mas só sobressaem aqueles que realmente vão atrás e mostram conhecimento”.

Comentários