VAMOS TRABALHAR
Timidez atrapalha na hora da entrevista
Timidez pode ser vista como falta de competência pelas empresas, que buscam candidatos com alto nível de relacionamento interpessoal e comunicação.
Publicado em 02/09/2012 às 6:00
A timidez é uma característica comum entre as pessoas. Na vida social, na maioria das vezes, não chega a ser um problema.
Porém, quando o assunto é trabalho, aí a timidez pode ser um ponto negativo. Nas entrevistas de seleção, por exemplo, são muitos os casos de candidatos que têm qualificação adequada para ocupar a vaga, mas que acabam ficando de fora por conta da timidez.
Se esse é o seu caso, saiba que não é o único a ter medo ou desconforto na entrevista de emprego. Também não pense em encontrar uma fórmula pronta. A coordenadora de seleção da MRH gestão, Maria Helena Morais, disse que, para os tímidos, ficar frente a frente com o selecionador e ter que responder a perguntas sobre sua vida pessoal e profissional, é sempre uma grande barreira.
Segundo a consultora, os tímidos normalmente respondem às perguntas de maneira introspectiva e, em alguns casos, negativamente. “Isso pode se tornar crucial na tomada de decisão do selecionador, atrapalhando e comprometendo sua permanência dentro do processo seletivo”, afirmou Maria Helena, destacando que a timidez é uma característica que não pode ser encarada apenas de maneira ruim. “Dependendo do cargo que o candidato irá ocupar, ser tímido pode não fazer muita diferença”, declarou.
Reconhecer que é tímido e tentar melhorar o comportamento, conforme Maria Helena, é fundamental para o processo de desenvolvimento profissional. Algumas atitudes ajudam a driblar a timidez no momento de arranjar emprego. “Estar inserido no contexto organizacional nos torna mais confiantes e mais seguros. Enfrentar a situação e trabalhar as fraquezas é uma das formas de driblar a timidez. Em outros casos, somente buscando a ajuda de profissionais”, frisou.
Mas nem tudo está perdido para os tímidos. De acordo com a consultora da MRH, é possível se sair bem nas entrevistas em grupo, “pois para alguns candidatos, estar perto de outras pessoas proporciona certa coragem, que muitas vezes não é percebida nas entrevistas individuais”. Maria Helena disse ainda que hoje, quando uma empresa busca um profissional, tem a pretensão de encontrar uma pessoa com alto nível de relacionamento interpessoal e comunicação.
Características assim, conforme a consultora, em algumas oportunidades, são a chave do sucesso da seleção. “Depois que se conquista a vaga, o tímido deve se esforçar para que a timidez não o atrapalhe, pois é importante a articulação entre as pessoas, a comunicação e a firmeza nos momentos de tomada de decisão”, comentou. “Mostrar timidez dentro do ambiente de trabalho pode ser encarado pela empresa como falta de habilidade para lidar com situações do dia a dia e até mesmo falta de competência para continuar no cargo”, afirmou.
Comentários