VAMOS TRABALHAR
Twitter se torna 'vitrine' para o mercado de trabalho
Ferramenta está sendo uma das mais cotadas para conquistar uma ‘vaga’ no mercado de trabalho.
Publicado em 12/12/2010 às 8:00
Jacqueline Santos
Do Jornal da Paraíba
Conhecido por estar disparando na preferência dos internautas que usam a web para se comunicar, o Twitter avança e ganha espaços ainda mais significativos. A ferramenta está sendo uma das mais cotadas para conquistar uma ‘vaga’ no mercado de trabalho. É através dela que os candidatos lançam resumo de currículo e aumentam a rede de amizades, que podem atuar como uma porta de entrada em determinada empresa. Nessa nova realidade, a ferramenta é usada até mesmo pelos caça-talentos das organizações.
É bastante comum, e não há novidade nisso, de os empresários utilizarem o serviço de microblog para divulgar seus produtos e publicar promoções. No entanto, além de permitir lucro, é lá que os mesmos empreendedores encontram mão de obra qualificada para alavancar os negócios. São permitidas frases de até 140 caracteres, espaço suficiente para se informar e, ao mesmo tempo, captar informações sobre vagas de emprego.
O último censo dessa rede social (http://twittercentral.com.br/censobr/) mostra que a maior parte dos usuários da rede está em idade produtiva. O levantamento revela que ¾ dos brasileiros que costumam usar a ferramenta têm menos de 30 anos. Um percentual de 43,81% das pessoas que participaram da enquete disponibilizada na página virtual tinham entre 19 e 24 anos e 24,99% estavam na faixa entre 25 e 30 anos.
A consultora de Recursos Humanos Maria Helena Morais acrescenta que, na maioria, os usuários são de ambos os sexos e cursam universidade. Ela explica que o Twitter já está sendo encarado como uma realidade no trabalho dos profissionais de RH. “Devemos estar sempre conectados, pois existem oportunidades que só encontraremos através da internet. Não devemos desprezar as ferramentas do passado, mas temos que aceitar e utilizar as novas possibilidades, que às vezes fazem o diferencial do nosso trabalho”, declara.
Essa foi a visão da estudante de Comunicação Social da UFPB Divalneth Monteiro, que tem 23 anos e está no último período do curso de Rádio e TV. Com tantas oportunidades surgindo na web, ela despertou para essa realidade por conta de uma amiga que já utilizava a rede social para contatos profissionais e a incentivou a embarcar nessa novidade.
Depois que Divalneth começou a usar o Twitter percebeu que muitas empresas, principalmente do segmento de comunicação e publicidade, viabilizam os negócios e ampliam os seus contatos, inclusive para ajudar no processo de captação de pessoal. “Entrei no Twitter da minha amiga e depois comecei a entender como funcionava a ferramenta, pois até então não sabia nada sobre ela. Sou estudante de comunicação e comecei a adicionar as empresas do ramo”, diz a estudante, contando como foi os primeiros passos no programa da web.
Através dos contatos do Twitter, a jovem conseguiu divulgar o seu perfil profissional, enviou todas as informações do currículo e até marcou entrevistas de emprego. Para a consultora Maria Helena, o Twitter é a rede social do momento e deve ser encarada como meio de divulgação de oportunidades e de busca de currículos. “Trata-se de mais uma possibilidade de networking. Ferramentas dessa natureza, quando bem utilizadas, só acrescentam no nosso trabalho”, acredita.
Comentários