VAMOS TRABALHAR
Usando a vergonha a seu favor
Timidez pode ser usada em favor do candidato; para a presidente da ABRH, Maria da Penha Santos, timidos assimilam mais informações.
Publicado em 02/09/2012 às 6:00
É certo que o profissional tímido pode perder a oportunidade de emprego no momento da entrevista pela forma como reage aos questionamentos do entrevistador. No entanto, é possível usar a timidez ao seu favor.
Conforme a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos da Paraíba (ABRH), Maria da Penha Santos, os tímidos geralmente assimilam mais informações em virtude do poder de observação que apresentam e isto pode ser usado para se sobressair frente aos concorrentes desinibidos
“Concentração é a palavra chave no processo de entrevista.
Ouvir ativamente o entrevistador faz com que o entrevistado saiba expressar a resposta com objetividade e precisão. Nem sempre quem fala mais e sai na frente dos demais expressa o conteúdo solicitado. Tudo é relativo”, apontou Maria da Penha.
Ainda segundo ela, o corpo fala e denuncia. Os tímidos devem ter autocontrole para não demonstrar os 'sinais' da timidez e assim passar segurança no processo de entrevista. “O autocontrole ainda é a válvula de escape. É importante que o tímido tenha foco”, disse.
Comentários