VAMOS TRABALHAR
Vagas abertas para temporários
Final de ano é tempo de celebração e, nada melhor para comemorar do que terminar um ciclo com a conquista de um novo emprego.
Publicado em 30/09/2012 às 8:00
Final de ano é tempo de celebração e, nada melhor para comemorar do que terminar um ciclo com a conquista de um novo emprego. Para quem procura por uma oportunidade, a boa notícia é que 2012 deve terminar com 1.349 vagas temporárias abertas na Paraíba, em diversas funções (crediário, estoque, fiscal, caixa, vendas), e as empresas já começaram o recrutamento e a seleção dos candidatos.
Os dados fazem parte da pesquisa divulgada pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), que estimou a abertura de um total de 233.901 empregos temporários em todo o Nordeste.
Antes de pleitear uma dessas vagas, entretanto, é importante que o profissional se prepare adequadamente. Primeiro, o candidato precisa definir qual área lhe atrai mais e daí buscar a qualificação, que pode ser o diferencial na disputa da vaga com os demais concorrentes.
“É preciso gostar de trabalhar na área escolhida. Para as vendas, por exemplo, o profissional precisa ser dinâmico, ter boa comunicação, ser determinado, perseverante”, indicou o consultor em Gestão de Pessoas, João Nóbrega Guedes.
Segundo ele, já para área de crediário, que também tem alta demanda no final do ano, o mercado exige candidatos com boa caligrafia e ao mesmo tempo boa digitação, que seja organizado, expresse-se bem e tenha atributos como paciência e simpatia.
“Para o estoque é preciso que o profissional goste de pegar peso e não tenha problemas físicos – como de coluna”, exemplificou João Guedes, ao acrescentar que o mercado “é exigente”. Por isso, normalmente se deve fazer pelo menos um curso de preparação básico para ingresso no mercado de trabalho – o que ajuda muito.
Um profissional experiente poderá ensinar o candidato sobre como saber chegar em uma entrevista de emprego, responder a perguntas, fazer um bom currículo - que são pontos fundamentais para ser bem sucedido e aprovado.
Com relação à elaboração do currículo, João Guedes lembrou que ele precisa ser objetivo. O candidato deve se ater apenas aos dados necessários e verdadeiros, além de evitar colocar número de documentos – nome de pai, mãe, onde nasceu e que é brasileiro.
“Evitar fazê-lo também em mais de uma folha. O objetivo é importante, então ele não deve ser uma redação e sim uma indicação clara e curta – assim como a experiência profissional, que também deve ser breve (local no qual trabalhou, função exercida e tempo de serviço)”, ensinou o especialista.
Comentários