icon search
icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

Veja dicas de como conseguir um emprego com especialista em educação empresarial

Alberto Marinho orienta como construir um bom currículo, o que fazer na entrevista de emprego e quais habilidades são mais valorizadas.

Publicado em 15/11/2021 às 15:00 | Atualizado em 23/11/2021 às 14:40


                                        
                                            Veja dicas de como conseguir um emprego com especialista em educação empresarial
Foto: Reprodução/Freepik

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) divulga semanalmente vagas de emprego para diversos municípios da Paraíba. Contudo, na hora de se candidatar, é comum surgirem dúvidas de como escrever o e-mail (no caso de candidaturas on-line) ou até sobre como se comportar na entrevista. Pensando nisso, o JORNAL DA PARAÍBA conversou com o especialista em educação empresarial Alberto Marinho.

Como fazer um bom currículo

O primeiro passo para buscar emprego é fazer um currículo. Segundo Alberto Marinho, este deve ser objetivo, sucinto e com uma comunicação clara. Para mostrar melhor as habilidades, o especialista recomenda gravar um pequeno vídeo se apresentando, subir em alguma plataforma como o Google Drive e colocar o link no currículo.

“Quer ganhar uma força ainda maior? Coloque no seu currículo o link de um vídeo gravado por você de até um minuto, onde você fala sobre seu currículo, dizendo quem você é”, orienta.

Se o candidato for enviar o currículo por e-mail, no campo do assunto deve conter a vaga desejada e o nome do candidato. No corpo do e-mail, a pessoa deve fazer um breve resumo das experiências e quais as expectativas para aquela candidatura.

“No corpo do e-mail, não precisa contar toda a sua história. Deve fazer um breve resumo das suas expectativas: qual o seu propósito para aquela vaga? Coloque no corpo do e-mail também um telefone para contato atualizado e redes sociais, como o Linkedin”, explica Alberto Marinho.

O que fazer na entrevista de emprego

A primeira recomendação de Alberto Marinho é chegar pelo menos 20 minutos antes do horário marcado. Isso é importante para demonstrar pontualidade e compromisso, além de ajudar o candidato a sentir o ambiente e controlar a ansiedade. A segunda dica é olhar nos olhos do entrevistador para criar uma conexão.

Na entrevista de emprego, a pessoa precisa se vender e mostrar que está preparada para o cargo. Para isso, a recomendação é fazer uma boa apresentação e ensaiar com antecedência em casa.

Habilidades mais valorizadas no mercado

As hard skills são as habilidades técnicas para aquele cargo, adquiridas por meio de capacitações e comprovadas por meio de certificados. Por exemplo, o domínio do Excel, língua estrangeira, entre outras. Já as soft skills são as habilidades comportamentais, que cada vez mais são exigidas, como a comunicação, disciplina e liderança.

Alberto Marinho explica que o candidato precisa estudar um pouco sobre a empresa em questão, para entender quais hard skills são desejadas. Se a vaga é em uma empresa dentro do universo digital, por exemplo, é necessário entender como funcionam redes sociais e aplicativos. Mesmo em organizações que não correspondam a essa descrição, o especialista afirma que ter conhecimento sobre tecnologia e redes sociais é fundamental.

Imagem

Luana Silva

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp