VAMOS TRABALHAR
Veja dicas de como conseguir um emprego com especialista em educação empresarial
Alberto Marinho orienta como construir um bom currículo, o que fazer na entrevista de emprego e quais habilidades são mais valorizadas.
Publicado em 15/11/2021 às 15:00 | Atualizado em 23/11/2021 às 14:40
O Sistema Nacional de Emprego (Sine) divulga semanalmente vagas de emprego para diversos municípios da Paraíba. Contudo, na hora de se candidatar, é comum surgirem dúvidas de como escrever o e-mail (no caso de candidaturas on-line) ou até sobre como se comportar na entrevista. Pensando nisso, o JORNAL DA PARAÍBA conversou com o especialista em educação empresarial Alberto Marinho.
Como fazer um bom currículo
O primeiro passo para buscar emprego é fazer um currículo. Segundo Alberto Marinho, este deve ser objetivo, sucinto e com uma comunicação clara. Para mostrar melhor as habilidades, o especialista recomenda gravar um pequeno vídeo se apresentando, subir em alguma plataforma como o Google Drive e colocar o link no currículo.
“Quer ganhar uma força ainda maior? Coloque no seu currículo o link de um vídeo gravado por você de até um minuto, onde você fala sobre seu currículo, dizendo quem você é”, orienta.
Se o candidato for enviar o currículo por e-mail, no campo do assunto deve conter a vaga desejada e o nome do candidato. No corpo do e-mail, a pessoa deve fazer um breve resumo das experiências e quais as expectativas para aquela candidatura.
“No corpo do e-mail, não precisa contar toda a sua história. Deve fazer um breve resumo das suas expectativas: qual o seu propósito para aquela vaga? Coloque no corpo do e-mail também um telefone para contato atualizado e redes sociais, como o Linkedin”, explica Alberto Marinho.
O que fazer na entrevista de emprego
A primeira recomendação de Alberto Marinho é chegar pelo menos 20 minutos antes do horário marcado. Isso é importante para demonstrar pontualidade e compromisso, além de ajudar o candidato a sentir o ambiente e controlar a ansiedade. A segunda dica é olhar nos olhos do entrevistador para criar uma conexão.
Na entrevista de emprego, a pessoa precisa se vender e mostrar que está preparada para o cargo. Para isso, a recomendação é fazer uma boa apresentação e ensaiar com antecedência em casa.
Habilidades mais valorizadas no mercado
As hard skills são as habilidades técnicas para aquele cargo, adquiridas por meio de capacitações e comprovadas por meio de certificados. Por exemplo, o domínio do Excel, língua estrangeira, entre outras. Já as soft skills são as habilidades comportamentais, que cada vez mais são exigidas, como a comunicação, disciplina e liderança.
Alberto Marinho explica que o candidato precisa estudar um pouco sobre a empresa em questão, para entender quais hard skills são desejadas. Se a vaga é em uma empresa dentro do universo digital, por exemplo, é necessário entender como funcionam redes sociais e aplicativos. Mesmo em organizações que não correspondam a essa descrição, o especialista afirma que ter conhecimento sobre tecnologia e redes sociais é fundamental.
Comentários