icon search
icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

Veja dicas de como se 'comportar' no Twitter para conquistar vaga

Candidatos devem adotar 'manual de boas maneiras'.

Publicado em 12/12/2010 às 8:00

Karoline Zilah

A resposta imediata dos internautas faz com que a seleção para uma vaga de trabalho se torne um processo mais acelerado. E a resposta rápida foi um dos critérios que atraiu várias agências de emprego e empresas de consultoria para o Twitter. "Dependendo da vaga, em questão de 10 ou 20 minutos já começamos a receber respostas", explica Sônia Feitosa, diretora administrativa da Prospectiva Consultoria, de João Pessoa.

A empresa, que já atuava no Orkut, já postou cerca de 4.350 vagas de trabalho no Twitter, de estágiários a executivos. Como o microblog social permite a construção de uma rede de relacionamentos com amigos, clientes e parceiros, a consultoria assumiu um caráter mais amplo ao longo do tempo de permanência no Twitter.

Empresas investem na oferta de vagas pelo Twitter, mas candidatos também devem adotar 'manual de boas maneiras'

As atividades online foram além da oferta de vagas: a consultoria explora as redes sociais como forma de se relacionar com os candidatos a um emprego, orientando-os sobre a melhor forma de se apresentar ao mercado.

Assim como o Orkut e o Facebook, o Twitter é um site de relacionamento de origem pessoal que expõe certas características do internauta capazes de manchar sua imagem à vista do empregador.

Sônia Feitosa, que é psicóloga organizacional, revela que a exposição nas mídias sociais pode ser benéfica para o internauta, quando a ferramenta é utilizada com sabedoria. Porém, pode ser prejudicial quando suas páginas divulgam alguns 'escorregos'. "Não apenas as consultorias, mas nossos clientes podem considerar não atrativas algumas postagens de conteúdos, erros de português e até mesmo determinado tipo de foto de candidatos a empregos", comenta a especialista.

Segundo ela, é necessário que o candidato à vaga use o bom senso para não se prejudicar: jamais falar mal de pessoas ou da empresa onde pretende trabalhar são alguns dos 'mandamentos'. "Utilizamos o Twitter como uma ferramenta de divulgação de vagas do que como ferramenta de seleção, mas não substitui as impressões de uma entrevista face-a-face. Nada substitui o contato pessoal", complementa.

As redes sociais são ambientes informais, no entanto, alguns cuidados devem ser tomados se a sua intenção é buscar um emprego, pois o uso inadequado das mídias sociais pode ser perigoso para sua imagem profissional e colocar em risco sua carreira.

Veja algumas dicas da consultora:

- Seja verdadeiro, mas utilize o bom senso;

- Fotos ou vídeos sensuais não são recomendados;

- Publique informações relacionadas ao seu campo profissional;

- Siga pessoas ou comunidades voltadas a sua área de atuação. Isso mostra que você se preocupa com a sua carreira e com a atualização profissional;

- Participe das redes de sua empresa;

- Não participe de comunidades do tipo “Eu odeio meu chefe”, “Eu odeio minha empresa”, “Eu odeio acordar cedo”;

- Se você tiver dúvidas sobre o que deve ou não publicar quando a informação ou diz respeito à empresa em que trabalha converse antes com seu chefe.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp