VAMOS TRABALHAR
Veja dicas de português para prova do concurso da Prefeitura de João Pessoa
Concurso oferece 281 vagas para a área de saúde em cargos de níveis médio, técnico e superior.
Publicado em 19/02/2021 às 8:25
O professor de português Erik Anderson explicou alguns dos temas que devem ser abordados na prova do concurso para a Prefeitura de João Pessoa, aplicada neste domingo (21), oferecendo 281 vagas para a área de saúde em cargos de níveis médio, técnico e superior.
>>> Português: como saber quando usar “dar” ou “dá”?
De acordo com o professor, além da gramática, há questões de interpretação de texto que exigem o domínio de alguns conceitos. "Por exemplo, é muito importante saber distinguir gênero de tipologia textual. Muitas vezes, a pessoa faz uma leitura mais focada no aspecto temático do texto, nas ideias, mas não atenta para o modo como o texto está organizado, isto é, o seu tipo, se narrativo, descritivo, argumentativo ou injuntivo, além, também, do gênero - carta, crônica, poema, charge, tira, artigo de opinião", diz.
Segundo o professor, a prova não é muito cansativa. "O texto, normalmente, é de média para longa extensão. São dez questões de português, mas o conteúdo, apesar de ser extenso, não exige muita profundidade", diz.
Segundo ele, a banca responsável pelo certame, a AOCP, costuma cobrar muito assunto com pouca ou média complexidade. "Por isso, é natural que nas primeiras leituras o candidato já perceba que conceitos vai precisar para identificar a resposta", detalha.
O aluno deve dar uma atenção especial ao estudo do uso dos conectivos. "É importante conhecer as conjunções, reconhecer seu valor semântico e as possibilidades de substituição dentro do texto. A AOCP gosta de explorar esse tópico", pontua.
Concurso da Prefeitura de João Pessoa
O concurso oferece 281 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior na área de saúde. Os portões serão abertos às 7h e serão fechados às 8h15. No período de aplicação, a prova terá duração mínima de uma hora e máxima de quatro horas. O candidato que se ausentar antes do prazo mínimo estipulado, de uma hora, será eliminado.
O candidato deve comparecer ao local da prova, designado pela organizadora, com caneta esferográfica de material transparente e tinta preta ou azul, um documento de identificação oficial com foto e o cartão de informação do candidato, impresso no site do instituto AOCP. O uso de máscara facial é obrigatória para acesso e permanência no local de realização da prova.
Comentários