VAMOS TRABALHAR
Vida de modelo levada a sério
Para quem está interessado em 'embarcar' nessa carreira, é preciso saber que a jornada até o reconhecimento profissional é longa.
Publicado em 25/03/2012 às 16:40 | Atualizado em 01/03/2023 às 17:23
Somente estar dentro dos padrões estéticos da indústria da moda e ter um rostinho bonito, não é suficiente para brilhar nesse ramo. Ser modelo é visto como um sonho para alguns, enquanto para outros é apenas uma maneira de ganhar um dinheiro extra.
De qualquer forma, por trás de toda a pompa que envolve esse meio há também muito suor, paciência, determinação e atitude.
Para quem está interessado em 'embarcar' nessa carreira, é preciso saber que a jornada até o reconhecimento profissional é longa. O primeiro passo, conforme quem atua na área, é buscar uma agência com um time de profissionais sérios que possam direcionar a carreira do aspirante.
“Busque sempre informações sobre quem são essa agência e profissionais. Nesse meio existem uma infinidade de pessoas que se passam por agentes, com conversas, concursos 'mirabolantes' e muitas promessas que apenas iludem e frustram os sonhos de muitos adolescentes”, comentou o fotógrafo e diretor da agência Team (especializada em marketing de moda e localizada em Campina Grande), Wellington Jan.
Segundo ele, uma agência séria é aquela que não pede “para o modelo gastar rios de dinheiro sem ao menos apresentar-lhe um plano de carreira concreto e que traga resultados. Um trabalho profissional é feito em conjunto, com investimento do modelo e da agência. Isso prova o quanto a agência acredita no profissional. A confiança é a base para tudo dar certo”.
Ainda conforme Jan, cada agência tem um departamento responsável pelo direcionamento na carreira dos modelos que podem focar em duas áreas: fashion ou comercial. A última é voltada para o mercado publicitário (TV, campanhas, editoriais), enquanto a fashion trata dos trabalhos feitos para estilistas e para a passarela.
Comentários