VAMOS TRABALHAR
Voluntariado como diferencial
Hoje, a responsabilidade social se tornou um assunto de grande relevância entre os empresários de todo país.
Publicado em 28/07/2012 às 18:56
O engajamento de funcionários no trabalho voluntário tem sido observado por muitas empresas. Algumas, inclusive, têm o próprio programa social. O trabalho voluntário acaba sendo positivo para todas as partes: para a comunidade (que se beneficia das ações), para a empresa (que incentiva as relações humanas) e para os funcionários (que têm a oportunidade de se destacar na empresa).
Na Paraíba, filiais de empresas multinacionais são as que mais incentivam o trabalho voluntário. Dentre elas a C&A Modas, Alpargatas e McDonald's. O trabalho desenvolvido pelos colaboradores da C&A começou em 1991. A missão do voluntariado é promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A atua. Há organizações sociais em mais de 90 cidades. Na Paraíba, os funcionários desenvolvem as ações em João Pessoa e em Campina Grande. Um dos objetivos da empresa é ampliar a compreensão dos associados sobre participação social.
O Instituto C&A desenvolve as atividades em três áreas: educação, arte e cultura; desenvolvimento institucional e comunitário; e mobilização social. Em Campina Grande, os colaboradores da empresa atuam no projeto Paralapracá, programa de educação infantil que tem dois âmbitos de atuação: a formação continuada de professores e o acesso a materiais pedagógicos de qualidade, tanto para as crianças quanto para os professores.
Conforme a assessoria de imprensa da C&A, o programa voluntariado busca promover e qualificar a ação voluntária de associados nas comunidades em que a empresa atua. O objetivo de incentivar os funcionários a se envolverem em uma ação voluntária é fomentar a cultura da participação social e da vida comunitária. A empresa conta com um grupo de voluntários de mais de 5,6 mil pessoas. As ações do voluntariado acontecem tanto no horário de expediente como no tempo livre.
A responsabilidade so cial se tornou um assunto de grande relevância entre os empresários de todo o país, que buscam a credibilidade, o reconhecimento e a valorização de suas marcas através das ações sociais. Para o funcionário, o benefício é que, ao mesmo tempo que faz o bem ao próximo, ganha pontos com a empresa. Habilidades como a proatividade, capacidade de lidar com a diversidade, e outras, são desenvolvidas através do voluntariado.
Comentários