VIDA URBANA
João Pessoa terá internet de alto desempenho a partir de outubro
Instalação de 166 km de fibra ótica, disponibilizará internet de alta velocidade para instituições. O projeto está orçado em R$ 3,6 milhões.
Publicado em 01/03/2012 às 6:30
A internet de alto desempenho deverá se tornar uma realidade na Região Metropolitana de João Pessoa, a partir do mês de outubro, quando será iniciada a fase de testes. Foi o que afirmou ontem o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq), Cláudio Furtado. O projeto orçado em R$ 3,6 milhões consta na instalação de 166 km de fibra ótica que irá disponibilizar internet de alta velocidade para instituições federais, estaduais e municipais de João Pessoa e cidades circunvizinhas.
Conforme informações de Cláudio Furtado, uma equipe de engenheiros está realizando a checagem dos pontos de passagem dos cabos de fibra ótica e a partir da segunda quinzena de março será iniciada a instalação dos equipamentos.
“O nosso intuito é que nos meses de setembro e outubro sejam iniciados os testes”, afirmou.
Cláudio Furtado destacou que a implantação da internet de alto desempenho irá trazer inúmeros benefícios para a área de pesquisa, já que possibilitará a agilidade na transmissão de dados. Além disso, irá melhorar a qualidade de todos os sites e sistemas de controle das instituições públicas e com isso o atendimento à população será aperfeiçoado. Para se ter uma ideia, imagens e vídeos que passariam três minutos para serem transferidos (download), em 10 a 15 segundos estarão completamente carregados.
Outra vantagem do projeto é que a Prefeitura de João Pessoa poderá disponibilizar internet sem fio em locais públicos como escolas, praças, centros de saúde, entre outros. “Também poderemos firmar parcerias com iniciativas e dispor desse serviço para empresas interessadas”, disse.
Comentários