CULTURA
Carnaval em alta definição
Parceria entre Rede Globo e operadora de TV a cabo Net, permitirá exibição do carnaval carioca em HD 3D.
Publicado em 18/02/2012 às 6:30
As cores, brilhos, plumas e paetês no sambódromo da Marquês da Sapucaí ganham mais uma vez a resolução em alta definição e a profundidade das três dimensões.
A Rede Globo de Televisão e a operadora de TV a cabo NET renovaram o acordo para exibição em HD 3D do Carnaval 2012 do Rio de Janeiro.
No primeiro ano, a parceria entre as duas empresas garantiu a primeira transmissão ao vivo e em 3D do Brasil, mas exclusivamente apenas para a capital carioca. Já no ano passado, foi feita a primeira transmissão nacional com esta tecnologia, expandindo a experiência para outras cidades com cobertura da NET.
A repercussão das ações anteriores e a grande aceitação do público possuidor dos aparelhos de TV em 3D viabilizaram mais um ano de transmissões. Neste ano, o evento conta também com o reforço da LG na transmissão, que poderá ser conferida com exclusividade pelo NET HD e NET HD Max no canal 703, neste sábado e domingo, a partir das 20h.
“A transmissão em HD 3D proporciona uma experiência muito mais emocionante e envolvente para quem já tem TV 3D em casa", analisa Márcio Carvalho, diretor de Produtos e Serviços da NET.
"Levamos ao assinante a sensação única de assistir aos desfiles da Sapucaí como se estivesse entre as alas, passistas e ritmistas.
Tudo sem sair de casa", aponta.
Segundo a operadora, todos os decodificadores de alta definição da NET estão aptos a receber os sinais em HD 3D. Para se ter o efeito, é necessário um televisor adequado à nova tecnologia e também os óculos especiais, que permitem criar o efeito de profundidade nas imagens.
TRANSMISSÃO
São 40 câmeras HD e seis câmeras 3D nativas para a transmissão na Sapucaí. As imagens das câmeras HD serão convertidas em 3D nas seções não cobertas pelas câmeras 3D nativas, que ganharão preferência na edição de imagens.
“Este ano o telespectador terá uma experiência inédita", revela o diretor de Novas Mídias da Rede Globo, José Dias. "A transmissão será realizada com equipamentos utilizados na produção de cinema 3D em Hollywood, além de câmera super-slow-motion 3D, capaz de criar imagens de até 800 quadros por segundos.”
A mesma estrutura existente na transmissão da TV Digital será aproveitada para a 3D. “Os dois sinais gerados, do olho direito e olho esquerdo, são combinados em um único canal com imagens exibidas lado a lado (side-by-side, na terminologia original da tecnologia). Dessa forma, enviamos o sinal como se fosse um canal HD da NET", detalha José Dias.
Além de possuir uma TV 3D ready e os óculos compatíveis, o telespectador folião ligado na Globo ou na NET precisará selecionar o modo 3D do televisor para que as imagens sejam exibidas apropriadamente.
Comentários