icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Carnaval em alta definição

Parceria entre Rede Globo e operadora de TV a cabo Net, permitirá exibição do carnaval carioca em HD 3D.

Publicado em 18/02/2012 às 6:30


As cores, brilhos, plumas e paetês no sambódromo da Marquês da Sapucaí ganham mais uma vez a resolução em alta definição e a profundidade das três dimensões.

A Rede Globo de Televisão e a operadora de TV a cabo NET renovaram o acordo para exibição em HD 3D do Carnaval 2012 do Rio de Janeiro.

No primeiro ano, a parceria entre as duas empresas garantiu a primeira transmissão ao vivo e em 3D do Brasil, mas exclusivamente apenas para a capital carioca. Já no ano passado, foi feita a primeira transmissão nacional com esta tecnologia, expandindo a experiência para outras cidades com cobertura da NET.

A repercussão das ações anteriores e a grande aceitação do público possuidor dos aparelhos de TV em 3D viabilizaram mais um ano de transmissões. Neste ano, o evento conta também com o reforço da LG na transmissão, que poderá ser conferida com exclusividade pelo NET HD e NET HD Max no canal 703, neste sábado e domingo, a partir das 20h.

“A transmissão em HD 3D proporciona uma experiência muito mais emocionante e envolvente para quem já tem TV 3D em casa", analisa Márcio Carvalho, diretor de Produtos e Serviços da NET.

"Levamos ao assinante a sensação única de assistir aos desfiles da Sapucaí como se estivesse entre as alas, passistas e ritmistas.

Tudo sem sair de casa", aponta.

Segundo a operadora, todos os decodificadores de alta definição da NET estão aptos a receber os sinais em HD 3D. Para se ter o efeito, é necessário um televisor adequado à nova tecnologia e também os óculos especiais, que permitem criar o efeito de profundidade nas imagens.

TRANSMISSÃO
São 40 câmeras HD e seis câmeras 3D nativas para a transmissão na Sapucaí. As imagens das câmeras HD serão convertidas em 3D nas seções não cobertas pelas câmeras 3D nativas, que ganharão preferência na edição de imagens.

“Este ano o telespectador terá uma experiência inédita", revela o diretor de Novas Mídias da Rede Globo, José Dias. "A transmissão será realizada com equipamentos utilizados na produção de cinema 3D em Hollywood, além de câmera super-slow-motion 3D, capaz de criar imagens de até 800 quadros por segundos.”

A mesma estrutura existente na transmissão da TV Digital será aproveitada para a 3D. “Os dois sinais gerados, do olho direito e olho esquerdo, são combinados em um único canal com imagens exibidas lado a lado (side-by-side, na terminologia original da tecnologia). Dessa forma, enviamos o sinal como se fosse um canal HD da NET", detalha José Dias.

Além de possuir uma TV 3D ready e os óculos compatíveis, o telespectador folião ligado na Globo ou na NET precisará selecionar o modo 3D do televisor para que as imagens sejam exibidas apropriadamente.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp