POLÍTICA
Consuni decide amanhã se vai homologar eleição de reitor
Comissão se reunirá nesta quinta-feira (12) para decidir se homologa resultado da última eleição para a reitoria da Universidade.
Publicado em 11/07/2012 às 6:00
O Conselho Universitário da UFPB (Consuni) se reúne amanhã, a partir das 9h, em sessão extraordinária para deliberar sobre a eleição realizada na instituição para escolha do novo reitor. Os membros do Consuni vão decidir se homologam ou não o relatório sobre o processo de consulta à comunidade acadêmica, que resultou na vitória da professora Margareth Diniz para o cargo de reitora, numa disputa marcada por ações na Justiça.
A reunião foi confirmada pelo reitor Rômulo Polari, que não quis adiantar a posição que o Conselho deverá tomar. Ele disse que vai apenas presidir o encontro e cumprir as decisões que forem tomadas pelos seus 40 membros. “Não tenho a menor condição de saber o que será decidido, afinal são 40 cabeças. Sou um cumpridor das determinações do Conselho e esta matéria é de sua competência”, afirmou Polari.
A eleição da professora Margareth Diniz está sendo questionada pelos adversários, pelo fato dela ter contrariado a decisão do Consuni de suspender o pleito em função da greve dos servidores. Ela não se confirmou com a suspensão e ingressou com uma ação na Justiça, que garantiu a realização da eleição.
Seus adversários alegam que a sua eleição não tem nenhuma validade, apesar da decisão judicial. “O processo ocorreu em perfeita normalidade”, afirma Margareth Diniz.
Segundo ela, o relatório da Comissão Eleitoral destaca que no primeiro turno a eleição foi realizada da forma como definido na Resolução do Consuni, com a participação de cinco candidaturas, e no segundo turno nos termos definidos pela decisão judicial, proferida pelo Tribunal Regional Federal, da 5ª Região.
O processo que trata da eleição da UFPB já foi incluído em mesa para julgamento na sessão do dia 24 de julho do TRF, em Recife.
O relator do caso é o desembargador federal Edilson Pereira Nobre Júnior. Foi dele a decisão de realizar o segundo turno da eleição.
Comentários