icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

MPT mira relações trabalhistas

Projeto 'Trabalho de Todos' irá traçar diagnóstico de relações trabalhistas visando melhorar qualidade de vida dos trabalhadores.

Publicado em 09/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 17:46

O Ministério Público do Trabalho (MPT) vai traçar um diagnóstico completo das relações trabalhistas existentes no estado da Paraíba. Para tanto, foi lançado na noite de ontem, em João Pessoa, o projeto 'Trabalho de Todos'. Na oportunidade, representantes de órgãos e entidades públicas e privadas assinaram um termo de cooperação com o MPT, para atuar juntos, de forma pioneira no país, em prol da melhoria da qualidade de vida do trabalhador. “Hoje o projeto deixa de ser do MPT para ser de toda a sociedade paraibana”, declarou o procurador-chefe do Trabalho na Paraíba, Cláudio Gadelha.

O evento reuniu autoridades dos poderes público federal, estadual e municipal que foram conhecer de perto as propostas de ação estabelecidas no 'Trabalho de Todos'. A iniciativa, que servirá de piloto para o resto do país, visa estabelecer uma nova forma de discussão e de resolução das mais graves questões que permeiam as relações trabalhistas em 13 municípios paraibanos, escolhidos estrategicamente para contemplar todas as mesorregiões do Estado. Os trabalhos serão realizados, a partir deste mês, por meio de audiências públicas seguidas de uma “praça de serviços” com instituições parceiras como INSS, Banco do Brasil, Sebrae, Fiep, Senai e Sesi.

Para o presidente da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), o empresário Buega Gadelha, a parceria com o MPT é muito importante, principalmente, neste momento, em que a sociedade busca, com ansiedade, um trabalho decente e uma vida digna. “Essa parceria é importante até mesmo porque o Senai e Sesi são mestres na arte da empregabilidade e sabem preparar o trabalhador para o mercado de trabalho”, afirmou Gadelha.

Já o procurador-geral do Trabalho, Luís Antônio Camargo de Melo, ressaltou outro ponto positivo do projeto 'Trabalho de Todos' que é o de “aproximar mais a instituição da sociedade civil organizada”. Segundo Camargo, as audiências são uma via de mão dupla, pois ao mesmo tempo em que as pessoas tomam conhecimento do trabalho do MPT, o ministério conhece de perto as dúvidas e queixas dos trabalhadores”. Com isso, ao final do trabalho, devem ser implementadas estratégias que acabem com problemas como o trabalho infantil e escravo contemporâneo, assim como aumentar o número de postos de trabalho para pessoas com deficiência e jovens aprendizes.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp