COTIDIANO
Focco realiza Feira Contra a Corrupção em dezembro em JP
Representantes do Fórum de Combate à Corrupção (Focco) visitaram a Rede Paraíba de Comunicação e apresentaram projeto de evento para os cidadãos.
Publicado em 26/11/2009 às 11:43 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:37
Karoline Zilah
9 de dezembro é comemorado em todo o mundo como o Dia Internacional Contra a Corrupção. Na Paraíba, um evento especial voltado para os cidadãos será realizado das 9h às 16h no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa. É a Feira Contra a Corrupção, que terá estandes de órgãos públicos oferecendo serviços gratuitos e orientando sobre como fiscalizar e denunciar irregularidades.
A programação foi apresentada nesta quinta-feira (26) por representantes do Fórum de Combate à Corrupção (Focco) durante uma reunião com o diretor da Rede Paraíba de Comunicação, Eduardo Carlos, e o superintendente Guilherme Lima. Também conheceram o projeto os editores dos canais de comunicação da empresa, além da presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API), Marcela Sitônio.
Na ocasião, os coordenadores do Focco, Rainério Rodrigues (foto) e Jacir Fernandes, que é chefe da Controladoria-Geral da União na Paraíba (CGU), aproveitaram para agradecer o apoio dado pela Rede às campanhas de cidadania.
“A formação dessa parceria é fundamental para que a população seja incentivada a trabalhar em parceria com o Focco e colaborar com o combate à corrupção”, explicou Rainério Rodrigues.
Jacir Fernandes (foto) ressaltou que a integração dos órgãos públicos na Paraíba resultou em ações mais eficazes contra o crime organizado.
Ele citou como exemplo a Operação Transparência, que desarticulou em novembro uma organização criminosa que agia na constituição de empresas 'de fachada' com a finalidade de fraudar licitações públicas e desviar verbas em mais de 100 municípios.
A feira
Uma programação cultural também irá animar o dia. Serão realizados shows com artistas populares da Paraíba, cantores, repentistas, grupos de dança e teatro de rua. O objetivo, de acordo com Rainério Rodrigues, é conscientizar e ter um contato direto com o cidadão para que ele conheça os instrumentos pelos quais pode colaborar com o combate à corrupção.
No estande da CGU, por exemplo, será possível acessar o Portal da Transparência e conhecer como é feito o controle de verbas públicas federais liberadas para a Paraíba. Já a equipe do Tribunal de Contas do Estado, o cidadão poderá acompanhar pelo sistema Sagres o uso de recursos pelas prefeituras paraibanas.
Os participantes poderão também ajudar uma pesquisa que vai indicar onde estão as áreas de concentração da corrupção e quais medidas devem ser implantadas para erradicar este problema.
Também será apresentado um balanço das atividades dos órgãos integrantes do Focco, bem como o andamento da Campanha Ficha Limpa, que reuniu 1,3 milhão de assinaturas em todo o país para encaminhar ao Congresso Nacional um Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos que pretende impedir a candidatura de pessoas condenadas pela Justiça.
O Dia de Combate à Corrupção é um movimento internacional que vai acontecer em todas as Capitais brasileiras. Na Paraíba, as denúncias de irregularidades podem ser feitas sob garantia de sigilo pelo telefone 127, ao custo de uma ligação local.
Comentários