icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

João Pessoa sediará Fórum Mundial de Internet marcado para novembro

Cerca de 3 mil pessoas devem passar pelo local. É a primeira vez que a região Nordeste receberá o evento e a segunda no Brasil.

Publicado em 17/03/2015 às 15:27

A cidade de João Pessoa vai sediar, entre os dias 9 e 13 de novembro, a décima edição do Internet Governance Forum (IGF) da Organização das Nações Unidas - ONU. O evento, que é conhecido como Fórum Mundial da Internet, será realizado no Centro de Convenções de João Pessoa e a expectativa é de que cerca de três mil pessoas de 130 países passem pelo local.

Essa será a primeira vez que a região Nordeste receberá o evento. Esta é a segunda vez que o Brasil sedia o IGF. A primeira foi em 2007, na cidade do Rio de Janeiro. O último aconteceu na Turquia, onde a Paraíba foi escolhida para sediar em 2015.

O protocolo de intenções entre o Governo do Estado e o Centro Gestor da Internet para a realização do IGF do evento foi assinado na manhã desta terça-feira (17). Representantes da ONU, do Itamaraty e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) estiveram presentes na capital paraibana para participar da solenidade, que aconteceu no Salão Nobre do Palácio da Redenção. A equipe que participou da reunião com o governador ficará na cidade até o próximo dia 20 e também programou uma visita ao Centro de Convenções de João Pessoa, local que sediará o evento.

Fazem parte da equipe Vyacheslav Cherkasov - Senior Officer/UNDESA, Janis Karklins (Ambassador Latvia) - IGF General Event Coordinator, Chengetai Masango - IGF/MAG Secretariat, Hartmut Glaser - Executive Secretary/CGI.br.

O secretário da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevêdo Lins Filho, ressaltou a importância do evento, que vai receber o Secretário-Geral da ONU, a presidente Dilma Roussef, chefes de Estado, empresários, pessoas e entidades ligadas à Tecnologia da Informação.

“No mundo, hoje, está se discutindo qual é a melhor maneira de se fazer a gestão da internet. Esse é um dos mais importantes eventos já realizados ao longo desses anos, primeiro porque é o encerramento de um ciclo e, segundo porque daqui de João Pessoa talvez saia uma carta que seja um indicativo para padronização desse tipo de governança”, explicou o secretário.

Ainda de acordo com João Azevêdo, além do Fórum, outros eventos paralelos também vão acontecer em vários pontos. “É um evento que, sem sombra de dúvidas, vai mexer com a cidade toda pela sua importância”, observou.

Fórum

O Fórum foi criado pela Organização das Nações Unidas no ano de 2006, pelo então secretário-geral, Kofi Annan, e vem sendo realizado anualmente em vários países. O IGF é um evento criado a partir da Cúpula Mundial para a Sociedade da Informação (CMSI), que possuía um mandato de cinco anos, renovado em 2010. O 10º IGF, que será realizado no Brasil, é o último fórum do segundo ciclo. A expectativa é que o evento em João Pessoa recomende mais uma renovação de mandato – que deve durar no mínimo mais cinco anos – e que seja apreciada durante a Assembleia Geral da ONU, em dezembro de 2015. Já em Istambul, no IGF de 2014, houve manifestação para que o fórum seja permanente e não precise sofrer renovações de mandato.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp