ECONOMIA
Empresas investem na Paraíba
Setores ligados ao turismo, comércio e indústria têm tido destaque e atraído importantes empreendimentos para o Estado.
Publicado em 05/09/2012 às 6:00
Embora o PIB paraibano de 2011 ainda não tenha sido divulgado, o cenário econômico do Estado é visivelmente positivo. Setores ligados ao turismo, comércio e indústria têm tido destaque e atraído importantes empreendimentos para a Paraíba. Só com a instalação de empresas como a Brennand Cimentos, na cidade de Pitimbu até 2014, e a chegada da rede de atavarejo Assaí ainda este ano em João Pessoa, já está confirmada a criação de cerca de dois mil novos postos de trabalho formais.
Segundo Geraldo Lopes, economista do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual da Paraíba (Ideme), o impacto da chegada de empreendimentos desse porte no Estado é extremamente positivo. “É um ciclo positivo. Você tem o aumento da renda, que promove o aumento do consumo, que por sua vez volta a fortalecer a economia”, explica.
Ancorado no aumento do consumo de cimento no Nordeste, que registrou no primeiro semestre deste ano crescimento de 19,6% em relação aos seis primeiros meses de 2011, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento, o Grupo Brennand Cimentos é um dos que apostam na região. A marca deu início à construção de sua primeira fábrica na região, localizada em Pitimbu, que vai representar um investimento de R$ 600 milhões e gerar aproximadamente 1,8 mil empregos nas áreas civil, mecânica e eletrônica.
Quanto à mão-de-obra especializada, a Brennand já se antecipou e lançou o Projeto de Responsabilidade Social Mãos Dadas com o Futuro. Por meio dele, moradores de Pitimbu recebem aulas específicas e de Cidadania para participar de seleção para trabalhar na construção da fábrica e posteriormente fazer parte do seu quadro funcional. Atualmente já foram formadas duas turmas de Carpinteiro de Obras, com 30 alunos. A expectativa é que em outubro, mais duas do mesmo curso e outras duas de Armador de Estrutura de Concreto ou Armador de Ferro sejam concluídas.
Outra marca que chega ao Estado é a rede Assaí, do Grupo Pão de Açúcar, com operação no sistema cash & carry, atendendo desde o pequeno e médio comerciante até o consumidor final. A primeira loja será inaugurada ainda este ano em João Pessoa e vai gerar cerca de 220 empregos diretos. A rede tem foco no baixo custo operacional, o que garante preços mais competitivos, mix e volumes de mercadorias adequados ao seu público alvo.
Segundo Belmiro Gomes, diretor de atacado autosserviço do Grupo, as inaugurações e participação em novas praças acompanham o aquecimento da economia do país.
Outro setor que tem apresentado destaque é o de alimentação. A Paraíba ficou em 5º lugar no ranking nacional entre os Estados com maior crescimento, apresentando índice de 15,29%. Vários fatores contribuem para o bom momento. Segundo Marcos Mozzini, presidente da Abrasel-PB, um destes fatores é a incorporação do hábito de comer fora de casa na rotina dos paraibanos.
Comentários