icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Empresas investem na Paraíba

Setores ligados ao turismo, comércio e indústria têm tido destaque e atraído importantes empreendimentos para o Estado.

Publicado em 05/09/2012 às 6:00

Embora o PIB paraibano de 2011 ainda não tenha sido divulgado, o cenário econômico do Estado é visivelmente positivo. Setores ligados ao turismo, comércio e indústria têm tido destaque e atraído importantes empreendimentos para a Paraíba. Só com a instalação de empresas como a Brennand Cimentos, na cidade de Pitimbu até 2014, e a chegada da rede de atavarejo Assaí ainda este ano em João Pessoa, já está confirmada a criação de cerca de dois mil novos postos de trabalho formais.

Segundo Geraldo Lopes, economista do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual da Paraíba (Ideme), o impacto da chegada de empreendimentos desse porte no Estado é extremamente positivo. “É um ciclo positivo. Você tem o aumento da renda, que promove o aumento do consumo, que por sua vez volta a fortalecer a economia”, explica.

Ancorado no aumento do consumo de cimento no Nordeste, que registrou no primeiro semestre deste ano crescimento de 19,6% em relação aos seis primeiros meses de 2011, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento, o Grupo Brennand Cimentos é um dos que apostam na região. A marca deu início à construção de sua primeira fábrica na região, localizada em Pitimbu, que vai representar um investimento de R$ 600 milhões e gerar aproximadamente 1,8 mil empregos nas áreas civil, mecânica e eletrônica.

Quanto à mão-de-obra especializada, a Brennand já se antecipou e lançou o Projeto de Responsabilidade Social Mãos Dadas com o Futuro. Por meio dele, moradores de Pitimbu recebem aulas específicas e de Cidadania para participar de seleção para trabalhar na construção da fábrica e posteriormente fazer parte do seu quadro funcional. Atualmente já foram formadas duas turmas de Carpinteiro de Obras, com 30 alunos. A expectativa é que em outubro, mais duas do mesmo curso e outras duas de Armador de Estrutura de Concreto ou Armador de Ferro sejam concluídas.

Outra marca que chega ao Estado é a rede Assaí, do Grupo Pão de Açúcar, com operação no sistema cash & carry, atendendo desde o pequeno e médio comerciante até o consumidor final. A primeira loja será inaugurada ainda este ano em João Pessoa e vai gerar cerca de 220 empregos diretos. A rede tem foco no baixo custo operacional, o que garante preços mais competitivos, mix e volumes de mercadorias adequados ao seu público alvo.

Segundo Belmiro Gomes, diretor de atacado autosserviço do Grupo, as inaugurações e participação em novas praças acompanham o aquecimento da economia do país.

Outro setor que tem apresentado destaque é o de alimentação. A Paraíba ficou em 5º lugar no ranking nacional entre os Estados com maior crescimento, apresentando índice de 15,29%. Vários fatores contribuem para o bom momento. Segundo Marcos Mozzini, presidente da Abrasel-PB, um destes fatores é a incorporação do hábito de comer fora de casa na rotina dos paraibanos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp