EDUCAÇÃO
Prévia carnavalesca terá maior “picolé do universo”
Picolé de Manga vai colocar à disposição para 2 mil e 500 pessoas um picolé de manga gigante. Docinho de 230 kg vai ser apresentado no dia em que agremiação desfila no Folia de Rua.
Publicado em 30/01/2010 às 19:14
Da Assessoria
Você já chupou um picolé de 1,60 metros ? É bem possível que não. Mas na próxima sexta-feira (5), terá oportunidade. É que o bloco Picolé de Manga vai colocar à disposição para 2 mil e 500 pessoas um picolé de manga gigante. O docinho de 230 kg vai ser apresentado no dia em que agremiação desfila no Folia de Rua e deve começar a derretar cerca de 50 minutos depois de “aberto”.
Segundo a química Luciana Medeiros, da Buon Gellato, empresa paraibana que aceitou o desafio, foram utilizados mais de 60 kg de polpa de manga. Uma chapa de inox, presa com parafusos, que foi confeccionada exclusivamente para moldar e congelar o picolé. Luciana acrescenta que foi preciso fazer um trabalho de pesquisa e vários testes para chagar ao ponto de ter um produto que dure, pelo menos uma hora, mas que também fosse saboroso. O picolé leva além de polpa, muita água e alguns segredos para que o tamanho não prejudique a qualidade.
De acordo com o diretor da Buon Gellato, Hênio Régis, também foi feita uma bancada especial para transportar o doce e encaixes especiais do caminhão que vai fazer o deslocamento da câmara fria até o local da apresentação. “Tivemos que criar toda uma logística para cumprir o desafio. Tivemos que destinar uma área de quatro metros quadrados na câmara fria para manusear o docinho”, afirma.
O maior picolé do mundo, de pouco mais de 7 metros, não “vingou” e derreteu rapidamente, nas ruas de Nova Iorque, em 2005. “O nosso é um pouco menor, mas já ganhou o título, entre os amigos, de o maior do universo. Vamos fazer uma pesquisa para batermos o recorde também”, brinca Lucélio Cartaxo, presidente do bloco. Segundo Cartaxo, o doce deve ser “aberto” na manhã da próxima sexta-feira, quando o bloco estará esquentado para a noite. “Ou melhor, gelando”, completa ele.
Elba Ramalho no Picolé
Para deixar à noite mais saborosa, a principal atração do bloco Picolé de Manga é a paraibana Elba Ramalho. O nome da cantora foi unanimidade entre os patrocinadores da agremiação. Desde o início do ano passado, a direção do bloco organiza o desfile.
Além de Elba, se apresentam no Varadouro, próximo ao Posto Tropicana, grupos de frevo; a intérprete oficial do hino do bloco, Gracinha Teles; e Regina Brown, que deu uma palhinha no II Festival Gastronômico da Manga. A concentração começa a partir das 19 horas e às 22 horas os foliões iniciam o desfile, percorrendo as principais ruas do Centro Histórico da capital.
Circo no Dindin
É bom lembrar que na Temporada Picolé de Manga de Folia, o carnaval começa no dia 02 de fevereiro, quando sai o bloco infantil Dindin de Manga. Esse ano, a novidade é a participação de um circo de verdade, que vai acampar na área de concentração do bloco, com palhaços, pernas-de-pau, malabaristas e toda trupe. A concentração do bloco começa às 17 horas.
Estandarte
Com experiência de 37 anos de artes plásticas, artista que já expôs nos maiores centros de arte do país e dono de um traço expressionista peculiar, Fred Svendsen empresta, agora, sua criatividade para colorir e tornar mais belo o carnaval. Ele é o artista responsável pelo estandarte do bloco Picolé de Manga, que comemora 17 anos.
A convite da diretoria do bloco foi prontamente aceito pelo artista, que eternizou a criatividade num estandarte de 1,50m por 1,20 m. Sobre um tecido branco cheio de brilho ele pintou uma manga no palito, com as cores, a expressão e alegria do carnaval. “A figura expressionista deve causar impacto”, ressalta o artista.
Comentários