icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

Prévia carnavalesca terá maior “picolé do universo”

Picolé de Manga vai colocar à disposição para 2 mil e 500 pessoas um picolé de manga gigante. Docinho de 230 kg vai ser apresentado no dia em que agremiação desfila no Folia de Rua.

Publicado em 30/01/2010 às 19:14

Da Assessoria

Você já chupou um picolé de 1,60 metros ? É bem possível que não. Mas na próxima sexta-feira (5), terá oportunidade. É que o bloco Picolé de Manga vai colocar à disposição para 2 mil e 500 pessoas um picolé de manga gigante. O docinho de 230 kg vai ser apresentado no dia em que agremiação desfila no Folia de Rua e deve começar a derretar cerca de 50 minutos depois de “aberto”.

Segundo a química Luciana Medeiros, da Buon Gellato, empresa paraibana que aceitou o desafio, foram utilizados mais de 60 kg de polpa de manga. Uma chapa de inox, presa com parafusos, que foi confeccionada exclusivamente para moldar e congelar o picolé. Luciana acrescenta que foi preciso fazer um trabalho de pesquisa e vários testes para chagar ao ponto de ter um produto que dure, pelo menos uma hora, mas que também fosse saboroso. O picolé leva além de polpa, muita água e alguns segredos para que o tamanho não prejudique a qualidade.

De acordo com o diretor da Buon Gellato, Hênio Régis, também foi feita uma bancada especial para transportar o doce e encaixes especiais do caminhão que vai fazer o deslocamento da câmara fria até o local da apresentação. “Tivemos que criar toda uma logística para cumprir o desafio. Tivemos que destinar uma área de quatro metros quadrados na câmara fria para manusear o docinho”, afirma.

O maior picolé do mundo, de pouco mais de 7 metros, não “vingou” e derreteu rapidamente, nas ruas de Nova Iorque, em 2005. “O nosso é um pouco menor, mas já ganhou o título, entre os amigos, de o maior do universo. Vamos fazer uma pesquisa para batermos o recorde também”, brinca Lucélio Cartaxo, presidente do bloco. Segundo Cartaxo, o doce deve ser “aberto” na manhã da próxima sexta-feira, quando o bloco estará esquentado para a noite. “Ou melhor, gelando”, completa ele.

Elba Ramalho no Picolé

Para deixar à noite mais saborosa, a principal atração do bloco Picolé de Manga é a paraibana Elba Ramalho. O nome da cantora foi unanimidade entre os patrocinadores da agremiação. Desde o início do ano passado, a direção do bloco organiza o desfile.

Além de Elba, se apresentam no Varadouro, próximo ao Posto Tropicana, grupos de frevo; a intérprete oficial do hino do bloco, Gracinha Teles; e Regina Brown, que deu uma palhinha no II Festival Gastronômico da Manga. A concentração começa a partir das 19 horas e às 22 horas os foliões iniciam o desfile, percorrendo as principais ruas do Centro Histórico da capital.

Circo no Dindin

É bom lembrar que na Temporada Picolé de Manga de Folia, o carnaval começa no dia 02 de fevereiro, quando sai o bloco infantil Dindin de Manga. Esse ano, a novidade é a participação de um circo de verdade, que vai acampar na área de concentração do bloco, com palhaços, pernas-de-pau, malabaristas e toda trupe. A concentração do bloco começa às 17 horas.

Estandarte

Com experiência de 37 anos de artes plásticas, artista que já expôs nos maiores centros de arte do país e dono de um traço expressionista peculiar, Fred Svendsen empresta, agora, sua criatividade para colorir e tornar mais belo o carnaval. Ele é o artista responsável pelo estandarte do bloco Picolé de Manga, que comemora 17 anos.

A convite da diretoria do bloco foi prontamente aceito pelo artista, que eternizou a criatividade num estandarte de 1,50m por 1,20 m. Sobre um tecido branco cheio de brilho ele pintou uma manga no palito, com as cores, a expressão e alegria do carnaval. “A figura expressionista deve causar impacto”, ressalta o artista.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp