ECONOMIA
Oi descumpre metas de qualidade na capital
Meta de qualidade para internet foi descumprida pela operador por dois meses consecutivos; dados são de avaliação da Anatel.
Publicado em 27/07/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:40
A operadora de telefonia móvel Oi descumpriu por dois meses consecutivos a meta de qualidade para internet na cidade de João Pessoa, estabelecida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com objetivo de garantir aos clientes o acesso às conexões contratadas. Os dados do terceiro ciclo de avaliação, divulgados ontem pelo órgão, mostram que nos meses de março e abril deste ano, os usuários da empresa na capital alcançaram, respectivamente, 97,61% e 96,57% dos acessos à internet, quando a meta é de 98%. Claro, Tim e Vivo também foram avaliadas, mas conseguiram atingir os parâmetros de referência.
Segundo a resolução da Anatel, que faz parte dos planos de melhoria do Serviço Móvel Pessoal (SMP), cada vez que o cliente tenta acessar seu navegador de internet, ele precisa ter 98% das conexões estabelecidas com êxito, o que não foi alcançado pelos usuários da operadora Oi. Nos indicadores de conexão por voz, as quatro operadoras analisadas atingiram a meta na Paraíba.
O presidente da Anatel, João Rezende, por meio da assessoria de imprensa, informou sobre a necessidade em se ampliar a qualidade dos serviços. "A rede de dados precisa alcançar os níveis de qualidade que a Anatel impôs. Houve uma melhora, mas é preciso avançar ainda mais. As empresas precisam investir mais para atingir esses objetivos", afirmou.
Na próxima quarta-feira, a operadora Oi participará de uma reunião na sede do Procon Estadual, onde serão discutidos os problemas enfrentados pelos usuários paraibanos, no que diz respeito ao acesso a serviços contratados. Dentro das pautas está o desempenho negativo na avaliação da qualidade da internet, segundo informou o secretário executivo do órgão, Marcos Santos. “Vamos discutir a qualidade do sinal e cobertura, como também o serviço de dados. Estamos querendo que nos mostrem perspectivas e investimentos aqui no Estado”.
A Oi também é “campeã” nos atendimentos do Procon- PB. De todas as demandas que chegam ao órgão, a companhia ocupa primeiro lugar. Entretanto, tem rápida resolução dos problemas, conforme explicou o secretário Marcos Santos.
Por meio da assessoria de imprensa, a Oi informou que está focada em elevar os níveis da qualidade do serviço e garantir entregas consistentes de resultados. Para isso, tem direcionado seus esforços na atuação do tripé: operações, engenharia e Tecnologia da Informação (TI), de modo a aprimorar os processos voltados ao cliente. A empresa destacou ainda que sua cobertura 3G cresceu, no último ano, 160% em número de municípios, atingindo 76% da população urbana.
A Oi continua liderando o ranking das linhas móveis no Estado, com 33,5% do mercado, apesar de ter perdido oito mil clientes na comparação da base de dezembro (1,567 milhão) para junho (1,559 milhão).
Comentários