POLÍTICA
Publicada aposentadoria de Ministro Cezar Peluso
Ministro do STF completa 70 anos na próxima segunda-feira e será aposentado compulsoriamente. Decreto foi publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira (31).
Publicado em 01/09/2012 às 8:00
O decreto com a aposentadoria do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Cezar Peluso foi publicado ontem no "Diário Oficial da União". O ministro completa 70 anos na próxima segunda-feira e será aposentado compulsoriamente.
Ontem foi o último dia do ministro no STF. Com críticas ao sistema de aposentadoria compulsória, Peluso afirmou ontem que não ficou frustrado por participar da votação de apenas um dos sete itens da denúncia do mensalão. O ministro votou apenas na primeira etapa do julgamento. "O mensalão é simplesmente mais um episódio do meu cumprimento do dever funcional. A gente decide o mensalão como decide outros casos", disse.
Peluso afirmou também que não poderia comentar seus próximos votos porque o julgamento não terminou.
Em sua última participação, o ministro defendeu a condenação do deputado João Paulo Cunha (PT-SP), do ex-diretor do BB Henrique Pizzolato, do publicitário Marcos Valério, e dois ex-sócios por desvios de recursos da Câmara e do Banco do Brasil. A condenação foi confirmada pela maioria dos ministros do Supremo.
Ao se despedir da Corte, o ministro lembrou que vários ex-ministros do STF continuam em atividade. No plenário, Peluso disse que deixava o cargo pedindo a seus pares pela manutenção do prestígio do tribunal e afirmou que saia com a consciência "tranquila de dever tranquilo". "Eu me regozijo de reconhecer que não tenho de agradecer a essa casa", disse.
O presidente do STF, Carlos Ayres Britto, elogiou o colega e lamentou sua saída. Disse que Peluso era "teórico e prático na medida exata" e com "incomparável raciocínio rápido".
Comentários