VIDA URBANA
“Vamos trabalhar para finalizar todas as obras da UFPB”, diz Isac Medeiros
Candidato à reitoria foi o terceiro e último na rodada de entrevistas realizada pelo programa CBN Cotidiano.
Publicado em 13/08/2020 às 17:40 | Atualizado em 14/08/2020 às 8:12
A rodada de entrevistas com os candidatos a reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizada pelo programa CBN Cotidiano, foi concluída nesta quinta-feira (13) com a participação do professor Isac Medeiros, da chapa ‘UFPB em primeiro lugar’. As eleições na instituição de ensino acontecerão no próximo dia 26 de agosto e será realizada somente por meio virtual, em uma plataforma disponibilizada pela universidade.
Pró-reitor de Pesquisa da UFPB e apoiado pela atual reitora, Margareth Diniz, Isac pontuou de que forma a universidade se desenvolveu nos últimos anos, quais foram os avanços e se apresentou como nome para promover esta continuidade. Um dos questionamentos feitos pela jornalista Carla Arantes, que conduziu a entrevista, foi sobre as diversas obras que estão abandonadas há anos, em vários campi da instituição. Segundo Isac, caso seja eleito, a prioridade da gestão dele será a finalização destas construções.
“Não queremos apontar responsabilidades para A ou B. Para que se execute uma obra, são necessários além dos recursos, projetos bem diferentes como arquitetônico, elétrico, incêndio, dentre outros. Além disso, são necessárias licenças ambientais, de construção e Corpo de Bombeiros. O que nós tínhamos? Obras que não tinham esses projetos, tampouco tinha licenças. A primeira licença ambiental da UFPB foi buscada somente na atual gestão. A gente tinha obras remanescentes de gestões anteriores sem projetos, sem licenças, com orçamentos defasados e os custos continuaram, sem qualquer recebimento de recursos adicionais, inclusive porque algumas delas estavam judicializadas. A atual gestão priorizou a regularização das obras, estabelecendo termos de ajustamento de conduta, para que a continuidade dessas obras venham a acontecer. Temos recebido recursos para a execução dessas obras e daqui pra frente vamos trabalhar para finalizar todas as obras. Este é o nosso compromisso. Temos competência, compromissos e sabemos onde ir buscar estes recursos necessários para isso”, afirmou.
De acordo com Isac, um dos problemas que acentuaram esta situação foi o corte nos recursos da UFPB para este fim. Segundo ele, em 2012 – quando a atual gestão assumiu a reitoria –, eram recebidos aproximadamente R$ 65 milhões, diferente dos R$ 7 milhões disponíveis na atualidade.
Isac Medeiros é professor do Departamento de Ciências Farmacêuticas. É graduado em Farmácia, mestre e doutor em Pharmacologie Des Médicaments Cardiovascularies pela Université Claude Bernard Lyon, na França. Tem experiência na gestão universitária, tendo sido Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa no período de 2007 a 2016 e desde então é Pró-Reitor de Pesquisa da UFPB. Ocupou cargos na esfera nacional, como a coordenação nacional do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Forprop), Conselho Superior da Capes, Conselho Deliberativo do CNPQ e CTC-Capes.
Ao seu lado na chapa está a professora Regina Celi. Graduada, mestre e doutora em Letras, tem atuação no Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling).
Comentários