VIDA URBANA
Projeto da UFPB abre inscrições para interessados em aulões gratuitos para o Enem
Os aulões serão aos sábados, das 14 às 18h, e vão contemplar todas as áreas de conhecimento cobradas na prova.
Publicado em 02/09/2020 às 17:24 | Atualizado em 02/09/2020 às 17:48
O curso pré-universitário PET/Conexões de Saberes, projeto do Programa de Educação Tutorial/Conexões de Saberes, Acesso e Permanência do Jovem de Origem Popular à Universidade da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está com inscrições abertas para aulões de caráter preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os aulões, ministrados por 13 bolsistas e 14 voluntários do projeto, serão aos sábados, das 14 às 18h, e contemplarão todas as áreas do conhecimento cobradas pelo Enem. Terão início em 12 de setembro e ocorrerão até novembro, através da plataforma Google Meet.
Interessados devem se inscrever por meio de formulário, que será disponibilizado nos perfis do projeto no Facebook e no Instagram, entre esta quarta (2) e sexta-feira (4).
Segundo a coordenadora do projeto, Suelidia Maria, as vagas são limitadas e serão distribuídas entre os alunos do cursinho pré-vestibular e pessoas de baixa renda, majoritariamente negras. Somente serão aceitas inscrições de pessoas que não possuem e não estão com matrícula ativa em curso de Nível Superior.
“Os critérios para participar são ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada. Além disso, deve possuir renda salarial familiar menor que três salários mínimos e ser morador(a) de territórios periféricos”, explica Suelidia.
A professora da UFPB afirma que os aulões oferecerão a oportunidade de estudar com orientação. “Além de contribuir com a formação docente de estudantes das licenciaturas da UFPB, esse tipo de iniciativa ajuda a diminuir desigualdades sociais, por meio do acesso ao Ensino Superior”, avalia a docente.
O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por estudantes no formato de grupos tutoriais de aprendizagem, sob a orientação de um professor, organizados em nível de graduação e que consolidam ações extracurriculares orientadas pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Comentários