VIDA URBANA
Defesa Civil interdita prédio onde gás explodiu em Campina Grande
Acidente, que deixou dois feridos, aconteceu na noite do último domingo (10).
Publicado em 11/07/2016 às 16:10
A Defesa Civil de Campina Grande interditou nesta segunda-feira (11) o prédio onde um gás explodiu na noite do último domingo (10). Com isso, três famílias tiveram que deixar o local. Duas pessoas que ficaram feridas com a explosão seguem internadas em estado grave.
De acordo com o órgão, embora não haja risco de desabamento, os riscos à saúde dos moradores serão avaliados. O local deve ainda ser vistoriado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (CREA-PB) e pela Secretaria de Saúde do Município.
Conforme o coordenador da Defesa Civil de Campina Grande, Rúiter Sansão, o prédio possui algumas quitinetes alugadas e abriga famílias em dois pavimentos. “Não há risco de desabamento, mas os compartimentos não têm ventilação. Onde a explosão ocorreu só existe uma porta e uma pequena janela, então o gás ficou confinado depois de vazar. É um prédio antigo e então existe essa preocupação com a salubridade aos demais moradores”, afirmou.
Segundo a comandante do Corpo de Bombeiro Militar, major Anuska Macedo, o local não passou por nenhuma vistoria do órgão até 15h desta terça-feira (11), mas o motivo da explosão ficou claro para os bombeiros. “A causa já foi explicada. Houve um vazamento de gás e quando a moradora abriu a residência acendeu a luz, a faísca do interruptor provocou a explosão. Vale destacar que o botijão não explodiu, apenas o gás”, disse a comandante.
Ainda de acordo com a major Anuska Macedo, o local só vai ser vistoriado se o proprietário fizer uma solicitação. “O papel do Corpo de Bombeiro já foi feito. Se o proprietário quiser fazer uma vistoria pra ter um respaldo maior sobre a explosão vai ter que fazer uma solicitação. Pelo que fomos informados, apenas uma moradora vai solicitar uma vistoria, mas esta é referente ao seguro de um carro que ficou danificado”, frisou ela.
Conforeme a Cartilha de Prevenção do Corpo de Bombeiros da Paraíba, alguns cuidados precisam ser tomados em caso de vazamentos de gás em residências, confira:
- Abra as portas e janelas e não ligue nem desligue lâmpadas, eletrodomésticos ou quaisquer outros dispositivos que possam produzir uma centelha ou fonte de calor;
- Não tente eliminar vazamento de maneira improvisada;
- Em caso de incêndio ou vazamento do gás de cozinha acione imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar, discando 193.
Comentários