MERCADO EM MOVIMENTO
"Flexitarianos"
Mais de metade dos consumidores brasileiros se identifica como “flexitariana”, pessoas que comem carne em menos de três refeições por semana.
Publicado em 15/12/2020 às 9:14 | Atualizado em 30/08/2021 às 17:33
Uma pesquisa encomendada pour uma das maiores vendedoras de produtos agrícolas do mundo, a Archer Daniels Midland (ADM), ao Ibope DTM mostra que mais da metade dos consumidores brasileiros se identifica como “flexitariana”, ou seja, pessoas que comem carne em menos de três refeições por semana.
A pesquisa teve duas etapas. Em julho, quando 2 mil pessoas foram entrevistadas, 52% definiram-se com o estilo de vida flexitariano, pessoas que procuram ingerir alimentos e bebidas à base de proteína vegetal em busca de boa saúde, qualidade nutricional, paladar, sabor e prazer.
Em julho, na etapa qualitativa, foram realizadas quatro discussões em painéis específicos nos quais os públicos estavam separados por grupos de afinidade: veganos, vegetarianos, flexitarianos e rejeitadores de produtos derivados de plantas.
Nessa fase, a pesquisa apontou que as motivações que levam à busca por alimentos e bebidas de base vegetal estão associadas a um universo mais sustentável e feliz. Nessa etapa também foram detectadas as principais barreiras que hoje são mensagens importantes para que a indústria toda possa se preparar para evoluir.
A busca por um estilo de vida mais saudável, sem abrir mão do sabor com uma experiência indulgente, é o que impulsiona a demanda por produtos plant-based, o que demonstra o quanto o mercado de proteínas alternativas é promissor.
Comentários