BICHOS
Tubarões na Paraíba? Entenda por que não chegam às praias do estado
Ataques em praias de estados vizinhos da Paraíba têm sido destaque nos noticiários e redes sociais, mas não há relato de tubarões na Paraíba.
Publicado em 26/07/2021 às 15:02 | Atualizado em 30/06/2023 às 11:55
Por que não há tubarões na Paraíba? Ataques de tubarões em praias de estados vizinhos têm sido destaque nos noticiários e redes sociais. Em 2021, um homem de 32 anos estava na parte rasa da Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes (PE), quando foi atacado. Duas semanas antes, na mesma praia, outro homem de 51 anos também foi ferido e chegou a morrer. Porém, os tubarões não chegam à Paraíba.
Por que não há tubarões na Paraíba?
Mas com tanta proximidade, como os tubarões que atacam nas praias da Grande Recife não chegam nas águas dos mares paraibanos? De acordo com Jocelmo Cássio de Aráujo Leite, biólogo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutor em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, já foram vistas algumas espécies de tubarão na Paraíba.
Porém, apesar dessa presença, ataques de tubarões na região costeira da Paraíba são extremamente raros. O professor explica que não há registros científicos desses ataques, só um registro histórico de um ataque na praia do Bessa há muito tempo.
O biólogo Jocelmo explica que o estado de Pernambuco oferece muitos atrativos para os tubarões, como grande número de estuários marinhos, canais profundos próximos da costa, águas mais turvas, maior número de banhistas expostos e grandes regiões portuárias.
"Esses fatores não são encontrados na Paraíba. Além disso, o ecossistema paraibano é bastante equilibrado, diminuindo mais ainda a atração de tubarões para essa região", explica Jocelmo.
A aproximação da região costeira acontece principalmente em fêmeas que buscam um lugar seguro para dar à luz. Por esse motivo, elas evitam praias com grandes aglomerações de banhistas. "Além disso, é um comportamento natural da espécie a interrupção da alimentação durante o parto para evitar a alimentação do filhote da mesma espécie", detalha o professor.
Tubarões na Paraíba
"A principal espécie encontrada na Paraíba é a Ginglymostoma cirratum, conhecida popularmente por tubarão lixa. Ele é encontrado principalmente na região costeira de João Pessoa, habitando tanto recifes naturais como artificiais (naufrágios)", explica o professor.
Segundo ele, trata-se de uma espécie de hábito noturno, por isso não é comumente vista por pescadores ou banhistas. Alguns estudos na literatura científica também apontam relatos de pescadores artesanais que teriam visto a presença de tubarões-martelo, tubarão-branco e tubarão-baleia. "No entanto essas últimas espécies são raríssimas no litoral paraibano", ressalta Jocelmo Cássio.
No dia 21 de março deste ano, uma espécie rara de tubarão-martelo foi vista no litoral de João Pessoa. A espécie é o maior das 11 espécies de tubarões-martelo no mundo e pode chegar até 6 metros de comprimento total.
Confira mais notícias sobre bichos no Jornal da Paraíba.
Comentários