icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

São João de JP começa hoje

'São João Pra Valer' começa neste sábado (21) com apresentação de quadrilhas e show de Pinto do Acordeon.

Publicado em 21/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 31/01/2024 às 17:37

Mais de 50 mil pessoas são esperadas na abertura do 'São João Pra Valer', no Busto de Tamandaré, segundo a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). A festa começa hoje à noite, a partir das 21h, com apresentação de quadrilhas, seguidas pelo show de Pinto do Acordeon, que será o grande homenageado do evento. Depois, a cantora paraibana Elba Ramalho sobe ao palco para encerrar a primeira noite de animação.

Segundo a organização do evento, por noite, cerca de 400 homens das Polícias Civil e Militar, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e efetivo particular participarão do esquema de segurança integrada durante os dias de shows do 'São João Pra Valer', que acontecem até o próximo dia 24.

A operadora de caixa Daianny Santos, 20 anos, será uma das pessoas que participarão do evento. “Há quatro anos eu participo todos os anos, mas neste eu não pretendia ir, pois estou grávida, evitando lugares tumultuados, mas como será na praia eu irei. Vamos reunir uma turma de amigos para aproveitar o show”, afirmou.

Hoje à noite, também terá programação em um dos polos descentralizados da festa. A partir das 19h, a Capoeira Afro Nagô do Mestre Zunga se apresentará no Largo da Gameleira, em Tambaú. Em seguida, o público poderá assistir as coreografias da quadrilha junina Jovem Matuto, os repentistas Antônio Costa e Daudete Bandeira e arrastar o pé com um trio de forró.

Conforme o coordenador de comunicação institucional da PM, major Cristóvão Lucas, a corporação estará com um efetivo mínimo de 110 homens por noite. “Eles estarão atuando em patrulhas a pé, motorizados e a cavalos, de forma que a polícia fará todo o possível para garantir a tranquilidade do evento”, garantiu.

Entre as medidas preventivas de segurança, a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), irá fiscalizar a venda de bebidas em garrafas de vidro, visando a evitar o uso potencialmente perigoso do material em brigas, crimes e acidentes, segundo o secretário adjunto do órgão, José Gadelha Neto.

“O vendedor ambulante que desrespeitar a norma e insistir na venda do engarrafado vai ter a carga apreendida e ser banido dos próximos eventos da prefeitura”, assegurou. Ele informou que 60 fiscais e agentes ficarão distribuídos em três pontos de trocas de garrafas de vidro por assemelhados de plástico, situados no entorno do Busto de Tamandaré.

O Corpo de Bombeiros vai disponibilizar postos avançados de Auto Bomba no Busto de Tamandaré e no terminal de combustíveis de Cabedelo. A corporação dará continuidade ao trabalho de prevenção a incêndios em estabelecimentos comerciais, de hospedagem, em veículos automotores e ainda farão resgate e salvamento. Serão intensificadas também as ações em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas BRs 230 e 101, e ainda em postos nos litorais Sul e Norte.

A Polícia Civil vai trabalhar com 80 delegados, agentes de investigação e escrivães, que irão reforçar os plantões da 12ª Delegacia Distrital, que fica no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp), bairro de Manaíra, e da 9ª Delegacia Distrital, em Mangabeira. As 10ª DD e Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur), ambas em Tambaú, vão estar abertas para registro de ocorrências. Também é possível registrar ocorrências em que não haja violência por meio da Delegacia Online.

MPPB

A reportagem procurou o promotor do Meio Ambiente e Patrimônio, João Geraldo, para comentar a decisão do Tribunal de Justiça, que negou o pedido de antecipação de tutela em ação civil pública movida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), que exigia que o evento fosse realizado no Ponto de Cem Réis, no Centro, conforme previsto inicialmente, mas as ligações não foram atendidas.

TRÂNSITO E TRANSPORTE

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa definiu o plano de trânsito e transporte que será executado nos quatro dias do São João Pra Valer. Segundo o órgão, haverá cinco pontos de bloqueio, próximos ao Busto de Tamandaré: na avenida Epitácio Pessoa com Nossa Senhora dos Navegantes; Epitácio Pessoa com Antonio Lira; rua Índio Arabutan com Antonio Lira; avenida Almirante Tamandaré com Índio Arabutan e a Antonio Lira com a José Augusto Trindade.

Os pontos de táxis ficarão na avenida Nossa Senhora dos Navegantes, (Tambaú) e Marcionila da Conceição (Cabo Branco) próximos ao cruzamento com a avenida Epitácio Pessoa. Já algumas linhas de ônibus que circulam na orla vão sofrer alterações na rota durante o evento.

As linhas de Tambaú vão circular sem alteração. As linhas circulares também vindas da Epitácio Pessoa, sentido praia, entram à esquerda na avenida Nossa Senhora dos Navegantes. As linhas do Projeto Tetéu 101 – Grotão; 104 – Bairro das Indústrias; 108 – Alto do Mateus; 118 – Valentina-Paratibe-Mussumago; 203 – Mangabeira VII; 301 – Mangabeira; 504 – Mandacaru; 507 – Cabo Branco; 510 – Tambaú; 601- Bessa; 1500 – Circular e 5100 – Circular, que circulam durante toda a noite, deverão realizar duas viagens extras saindo do Terminal de Integração do Varadouro (TIV) à 1h da manhã e às 2h.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp