icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Líquido que vale ouro

Leite de cabra apresenta altos níveis de vitaminas, reduzido teor de colesterol e ameniza problemas digestivos como úlcera e gastrite.

Publicado em 19/10/2015 às 14:43

Embora ainda seja pouco difundido na alimentação da população paraibana, a garra dos novos produtores promete que, em breve, seus produtos estarão invadindo as prateleiras. E o que muitos não sabem são os benefícios nutricionais do leite de cabra. De acordo com a nutricionista Jéssica Lisboa, os principais são: excelentes quantidades de cálcio, magnésio, manganês, fósforo, vitamina A, vitamina B1, vitamina B3, vitamina D, bem como reduzido teor de colesterol.

De acordo com ela, seu consumo traz a redução de 20% do colesterol se comparado ao leite de vaca. Fora isso, ele não possui uma substância chamada aglutinina, que une as partículas gordurosas do leite, formando um coalho difícil de digerir. "A quantidade de gorduras e de proteínas do leite de cabra é semelhante a do leite de vaca, mas a diferença está na qualidade destes nutrientes, sendo o tamanho das partículas de gordura do leite caprino menores. Deste modo, além da riqueza de vitaminas e minerais, este leite possui melhor digestibilidade, sendo sua digestão e absorção duas vezes mais rápida quando comparada ao leite de vaca, podendo ser utilizado no tratamento de crianças desnutridas", afirma.
Além disso, o leite de cabra também é indicado para os pacientes em tratamento da síndrome da má absorção de alimentos e nos distúrbios intestinais. Isso porque nele encontram-se duas vezes mais os ácidos caproico, caprílico e cáprico. "Problemas digestivos como úlcera e gastrite também podem ser amenizados com o consumo de leite de cabra, que é ativo na neutralização da acidez gástrica e contribui para a cicatrização das paredes do estômago. Essa ação é denominada “capacidade tamponante”, que ocorre devido às proteínas e aos fosfatos", aponta a nutricionista.
Outras vantagens, ainda, que podem ser detalhadas, é que ele apresenta níveis de vitamina A mais altos do que o de leite de vaca, responsável por auxiliar a reprodução celular, estimular a imunidade do organismo, e manter a pele, cabelo e mucosas saudáveis, além de estimular a produção de insulina - importante para diabéticos -, o hormônio responsável pela entrada de açúcar dentro da célula, e a produção de energia.
Um outro fato, no entanto, merece a atenção do consumidor, na via contrária: segundo o Guia Prático de Diagnóstico e tratamento da Alergia às Proteínas do Leite de Vaca, realizado pela Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia e Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, os profissionais da saúde alertam sobre a similaridade do leite de vaca com o leite de cabra e o de ovelha, em função da presença de proteínas alergênicas, especialmente a caseína. Estatísticas demonstram que 90% das crianças com alergia à proteína do leite de vaca apresentam também reação alérgica ao leite de cabra e ao de ovelha. Não se deve, portanto, acreditar que o leite de cabra seja uma alternativa 100% garantida às pessoas que possuem alergia ao leite de vaca. "É recomendada, neste caso, a utilização de fórmulas hidrolisadas", pontua a nutricionista.
"Vale salientar também que o leite de cabra possui lactose em sua composição, o que deve ser evitado pelos intolerantes à lactose. No entanto, alguns iogurtes e queijos elaborados com o leite de cabra podem não conter lactose em suas composições devido à eliminação a partir do processo natural de fabricação ou pelo uso da enzima lactase. Por esse motivo, é muito importante observar o rótulo de alimentos não habituais", finaliza.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp