ESPORTES
Hulk e os incríveis números que o credenciam a craque do Brasileirão
Atacante voltou ao Brasil depois de 16 anos para vestir a camisa do Atlético-MG, vingou e entrou de vez para a história do clube, que encerrou um jejum de meio século no futebol.
Publicado em 10/12/2021 às 10:03 | Atualizado em 18/04/2023 às 15:09
Foi em janeiro deste ano que, pedido pelo então treinador Jorge Sampaoli, Hulk assinou com o Clube Atlético Mineiro. Como o Brasileirão de 2020 invadiu o novo ano, o paraibano aproveitou que não poderia entrar em campo para treinar e se adaptar ao futebol nacional, no qual não atuava havia 16 anos. Quase um ano depois da chegada à Cidade do Galo, o paraibano de Campina Grande não só apresentou um grande estilo futebolístico, como cravou o seu nome na história do Alvinegro de Belo Horizonte e acumulou números marcantes que o credenciam a ser o craque do Brasileirão com sobras. A cerimônia organizada pela CBF, inclusive, acontece às 20h30 desta sexta-feira.
A estreia do atacante aconteceu sem Sampaoli no comando técnico, pois ele partiu para o Olympique de Marseille em mais uma empreitada europeia. Sendo assim, foi o interino Lucas Gonçalves quem estava na beira do campo, preparando o terreno para o retorno de Cuca, treinador que já tinha uma história bonita no Galo, sendo campeão da Libertadores em 2013.
O início de Hulk não foi dos melhores, o paraibano ainda buscava um melhor encaixe, fato que gerou até mesmo um atrito com o técnico Cuca, algo que acontece numa equipe de futebol, e que rapidamente foi contornado. O jogador, por sinal, se encontrou fazendo a função de atacante, assumindo, de vez, o protagonismo. No Brasileirão, por exemplo, a magia do vingador time atleticano aconteceu. As estatísticas são do portal Sofascore, especializado em números no esporte.
Dos 38 jogos que o Atlético-MG jogou na campanha histórica em 2021, Hulk participou de 35. A principal estatística, é claro, é a quantidade de gols. Ele é o goleador máximo do Brasileirão, marcando 19 vezes. Os tentos do camisa 7, por sinal, foram importantíssimos para vazar as defesas adversárias e abrir os caminhos para os triunfos atleticanos.
Com Hulk em campo, o Atlético-MG venceu 69% das partidas, participando ativamente da invencibilidade de 16 jogos consecutivos. Mas se engana quem pensa que o atacante é apenas um goleador. É que o paraibano acumulou sete assistências decisivas para gols. Juntando os passes e os gols, ninguém foi mais efetivo que o jogador no Brasileirão.
Hulk terminou o Brasileirão na ponta no quesito finalizações por partida. A média do atleticano foi de 3,2 chutes perigosos ao gol adversário, superando nomes como Marinho, do Santos, e Roger Guedes, do Corinthians, que ficaram logo atrás.
Na bola parada, Hulk também foi o cara. É que ele foi o único jogador a conseguir marcar dois gols de falta ao longo das 38 rodadas. Mas e nas penalidades? O cobrador oficial do Atlético-MG foi exigido seis vezes e converteu todas as suas cobranças.
Aos 34 anos, com uma carreira para lá de vitoriosa, Hulk ainda não tinha convencido boa parte da torcida brasileira. Afinal de contas, a experiência anterior do jogador em solo nacional foi na vexatória campanha da Seleção na Copa do Mundo de 2014. O atacante estava na equipe titular de Felipão no fatídico 7 de julho daquele ano, quando o Brasil foi humilhado pela Alemanha por 7 a 1 em pleno Mineirão. Naquela época, muitos torcedores questionavam a presença do paraibano no time titular. Vale ressaltar que, um detalhe importante na passagem do jogador pela Amarelinha é que ele jamais marcou um gol em competição oficial.
Apesar das críticas, os melhores números de Hulk na carreira foram mesmo no futebol europeu, mais precisamente pelo Porto. Em 170 jogos pelo Dragão, ele marcou 78 gols e deu 50 assistências, conquistando títulos de grande porte, como o Campeonato Português e a Liga Europa.
No entanto, o tempo passou, o jogador passou também pela Rússia e pela China até retornar ao futebol brasileiro depois de 16 anos. E quis o destino que, no próprio Estádio Mineirão, onde ele viveu uma noite para lá de complicada, a consagração viesse. Hulk hoje é a cara do Atlético-MG e do futebol brasileiro em 2021. As críticas dos tempos da Seleção ficaram no passado e ele está credenciado a vestir a tradicional camisa novamente.
Mesmo com 34 anos, ele provou que ainda tem lenha para queimar. No Brasileirão 2021, ninguém foi páreo para o Incrível Hulk, a sua regularidade e os seus números incontestáveis.
Comentários