CONVERSA POLÍTICA
Janela partidária: pelo menos 7 partidos vão perder e ficar sem representantes na AL da Paraíba; veja quais
Alguns, que começaram a Legislatura fortes, robustos e em crescimento. Vão acabar sem nomes.
Publicado em 07/03/2022 às 11:24 | Atualizado em 07/03/2022 às 12:42
O deputado estadual Taciano Diniz vai deixar o Avante para se filiar ao União Brasil nos próximos. Como todos os pares, aproveita a janela partidária aberta dia 03 de março e que fica assim até dia 01 de abril.
Taciano vai em busca de um partido com mais musculatura, fundo eleitoral e nomes que possam concorrer com muitos votos para gerar a famosa "calda".
Com essa justificativa e com outras complementares, mais de 30% dos parlamentares da Assembleia Legislativa devem realizar trocas de legenda.
Até agora, com as confirmações e anúncios, as mudanças vão deixar pelo menos 7 partidos sem representantes do parlamento. Pode aumentar até o fim do mês. Alguns, que começaram a legislatura fortes, robustos e em crescimento, estão "definhando".
As mudanças
Do PSL, que agora é União Brasil, vai sair Cabo Gilberto. O militar vai para o PL. Caminha para uma mudança também Moacir Rodrigues.
O Avante, que se fortaleceu depois de um trabalho estratégico do deputado Genival Matias (falecido), deve perder Felipe Leitão, Tião Gomes e Júnior Araújo.
O Podemos caminha para ficar sem Edmilson Soares, Branco Mendes, João Gonçalves e Lindolfo Pires.
O Cidadania, que começou com todas as possibilidade do mundo, perde toda força com o retorno de João Azevêdo ao PSB. Érico Djan já foi para o MDB e Bosco Carneiro caminha para se filiar a outra legenda.
Tinham um e ficarão sem nada
Na lista tem ainda o PRTB, que perdeu o único nome, Eduardo Carneiro. Foi para o Pros.
O PSC perdeu Arnaldo Monteiro, que foi para o MDB.
O PC do B perdeu Inácio Falcão que foi para o PSB.
Movimento contrário
Em movimento contrário, algumas legendas se fortalecem ou recompõem seus quadros. A lista a gente só tem como trazer com mais precisão após o fim da janela. Mas, até agora, dá para registrar que o PSB vai manter alguns nomes, como Ricardo Barbosa, e deve se recompor, mesmo com a saída de 3 parlamentares. O PT se fortalece ganhando 3. O MDB perde um (Raniery Paulino), mas ganha outros dois.
Enfim, a gente segue acompanhando e até o fim do mês o novo cenário estará formado.
Comentários