CONVERSA POLÍTICA
Uso de máscara passa a ser opcional na Paraíba a partir desta quinta-feira
Novo decreto, publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (7), também flexibiliza a capacidade para shows, teatros, circo, além de determinar a retomada das aulas de modo 100% presencial.
Publicado em 07/04/2022 às 10:22 | Atualizado em 07/04/2022 às 10:36
Conforme antecipado pelo Conversa Política, o uso de máscaras em espaços abertos e fechados está facultado em toda a Paraíba, além da previsão para retomada das aulas de modo totalmente presencial. As novas orientações constam no decreto estadual publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (7).
Conforme o novo decreto, o uso de máscaras em espaços abertos está recomendado apenas para pessoas que possuem comorbidades ou que apresentem sintomas da Covid-19. As medidas valem a partir de hoje em todo o estado, data em que o decreto entra em vigor.
O decreto também faculta o uso de máscaras em ambientes fechados, mas apenas em municípios em que o percentual de vacinação da população com as duas doses ou dose única (imunizante Jansen) for superior a 70%. Na Paraíba, segundo o painel da Secretaria de Saúde, apenas quatro cidades não atingiram o percentual: Bonito de Santa Fé (66,27%), Tacima (60,71), Mulungo (68,87%) e Salgadinho (69,46%).
Volta às aulas
As novas diretrizes ainda determinam as retomadas das atividades presenciais nos órgãos e entidades vinculadas ao Poder Executivo Estadual. Além disso, fica estabelecido que a Secretaria da Educação, Ciência e Tecnologia divulgue um cronograma de retorno das aulas presenciais na rede pública estadual no mês de abril.
A retomada das aulas 100% tem sido alvo de questionamentos dos órgãos de controle. O Ministério Público de Contas apresentou representação e o Tribunal de Contas do Estado emitiu alerta ao governo para a volta dos alunos a sala de aula sem limitações, como sistema híbrido ou online.
O Ministério Público Federal (MPF) também enviou oficío ao secretário de estado da Saúde, Cláudio Furtado, questionou distorções na prestação do ensino na Paraíba. A reclamação foi formalizada após visita a unidades de ensino integral no município de Monteiro, no Cariri da Paraíba, esta semana.
Shows e outros eventos
A partir desta sexta-feira (8), também fica permitido o funcionamento de cinemas, teatros, circos, eventos esportivos realizados em arenas e estádios, eventos sociais e corporativos e a realização de shows com 100% da capacidade dos locais, observando todos os protocolos elaborados pela Secretaria Estadual de Saúde e pelas Secretarias Municipais de Saúde e a apresentação do cartão de vacinação com a comprovação do esquema vacinal completo.
Dados positivos
A nova etapa de flexibilização foi possível em virtude do avanço da vacinação da população paraibana que atinge coberturas de primeiras doses ultrapassando 85,19% e de segundas doses com mais de 79,07%, colocando a Paraíba entres os três estados com maior índice de imunização do Brasil.
Comentários