icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Efraim vê falhas na Educação do governo Bolsonaro e se coloca na 'liderança' para o Senado

O deputado federal Efraim foi o segundo entrevistado na sabatina com os candidatos ao Senado da CBN Paraíba, iniciado nesta terça-feira (30).

Publicado em 30/08/2022 às 11:25 | Atualizado em 31/08/2022 às 9:25


                                        
                                            Efraim vê falhas na Educação do governo Bolsonaro e se coloca na 'liderança' para o Senado
Efraim Filho (União Brasil), candidato ao Senado, em entrevista à CBN Paraíba. Foto: Elza Cruz/TV Cabo Branco

O deputado federal Efraim Filho, candidato ao Senado da Paraíba pelo União Brasil, apontou falhas nas estratégias voltadas para área de Educação no governo Bolsonaro. De acordo com o candidato, a mudança de cinco ministros em três anos ilustra o problema. Efraim declarou que votará em Jair Bolsonaro, mesmo o seu partido apresentando candidatura própria de Soraya Thronicke.

Além disso, Efraim também fixou seu nome na liderança da corrida ao Senado, "entre os candidatos que estão aptos a disputar a eleição, diante da condição de inelegibilidade de Ricardo Coutinho". Diante das principais propostas para o país, caso assuma uma cadeira no Senado, Efraim Filho declarou que pretende focar na saúde e na geração de empregos com investimentos para a Paraíba.

Investimento em saúde e emprego

Questionado sobre as prioridades que deve assumir, caso eleito, e que pautas e bandeiras vai defender, Efraim Filho destacou a saúde e a geração de emprego, buscando recursos, ações e investimentos. "É de autoria de Efraim Filho a maior emenda de saúde pública da história das Paraíba. foram 20 milhões de reais que ajudar a colocar de pé o Hospital Metropolitano de Santa Rita, com convênio com o Governo do Estado. Foram mais de 3 mil vidas salvas só ali", relembra e destaca outras prioridade, como o Hospital Napoleão Laureano, São Vicente de Paula, Padre Zé, entre outros.

Ainda na área de saúde, o candidato revelou que assumiu o compromisso de trazer para a Paraíba uma filial do Hospital Sarah Kubitschek, para tratar pessoas com deficiência, doenças raras e idosos em condições precárias.

Na geração de empregos, Efraim quer unir a produção de energia renovável com a capacitação e emprego de jovens. "As energias renováveis hoje têm sido foco da geração de 1.500 empregos apenas no Sertão. Quando passamos na Serra de Santa Luzia, com 230 aerogeradores, tem a energia solar em Malta, Coremas, vale do Sabugi, são 4 bilhões de reais em investimento privados", declarou.

Relação partidária

Além dos projetos políticos que pretende estar envolvido, o candidato foi questionado sobre o voto a favor do presidente Jair Bolsonaro e não na candidata do União Brasil, Soraya Thronicke. Efraim explicou que se trata de uma questão de "análise de cenário".

"Tenho muito respeito pela nossa candidata Soraya, é um grande nome, tem feito um belo debate, mas a gente tem uma construção de agenda, de ter defendido projetos, pautas, que são importantes", respondeu. Ele lembra que o União Brasil é um partido em processo de formação, mas que nutre os mesmos princípios de centro-direito. "Estamos no mesmo campo político", destaca, esclarecendo que o partido deu liberdade para as escolhas de cada um.

Reformas tributária e administrativa

Sobre a reforma administrativa, Efraim Filho disse que é preciso tratar de meritocracia e valorização do servidor. Ele comentou que é necessário um aparelho estatal mais enxuto, que entregue melhores resultados

à população, "focando na qualidade do serviço prestado, valorizando o servidor com Plano de Cargos e Carreiras".

Ainda sobre as reformas, embora a reforma tributária sendo sido fatiada na Câmara, o candidato lembra que a discussão está parada no Senado Federal.

"[A reforma tributária] é aquela que vai dar ao setor produtivo a melhor condição de gerar emprego, renda e oportunidade. O olhar não deve ser feito para favorecer governo, deve favorecer quem produz", destacou.

Imagem ilustrativa da imagem Efraim vê falhas na Educação do governo Bolsonaro e se coloca na 'liderança' para o Senado

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp