CONVERSA POLÍTICA
Efraim vê falhas na Educação do governo Bolsonaro e se coloca na 'liderança' para o Senado
O deputado federal Efraim foi o segundo entrevistado na sabatina com os candidatos ao Senado da CBN Paraíba, iniciado nesta terça-feira (30).
Publicado em 30/08/2022 às 11:25 | Atualizado em 31/08/2022 às 9:25
O deputado federal Efraim Filho, candidato ao Senado da Paraíba pelo União Brasil, apontou falhas nas estratégias voltadas para área de Educação no governo Bolsonaro. De acordo com o candidato, a mudança de cinco ministros em três anos ilustra o problema. Efraim declarou que votará em Jair Bolsonaro, mesmo o seu partido apresentando candidatura própria de Soraya Thronicke.
Além disso, Efraim também fixou seu nome na liderança da corrida ao Senado, "entre os candidatos que estão aptos a disputar a eleição, diante da condição de inelegibilidade de Ricardo Coutinho". Diante das principais propostas para o país, caso assuma uma cadeira no Senado, Efraim Filho declarou que pretende focar na saúde e na geração de empregos com investimentos para a Paraíba.
Investimento em saúde e emprego
Questionado sobre as prioridades que deve assumir, caso eleito, e que pautas e bandeiras vai defender, Efraim Filho destacou a saúde e a geração de emprego, buscando recursos, ações e investimentos. "É de autoria de Efraim Filho a maior emenda de saúde pública da história das Paraíba. foram 20 milhões de reais que ajudar a colocar de pé o Hospital Metropolitano de Santa Rita, com convênio com o Governo do Estado. Foram mais de 3 mil vidas salvas só ali", relembra e destaca outras prioridade, como o Hospital Napoleão Laureano, São Vicente de Paula, Padre Zé, entre outros.
Ainda na área de saúde, o candidato revelou que assumiu o compromisso de trazer para a Paraíba uma filial do Hospital Sarah Kubitschek, para tratar pessoas com deficiência, doenças raras e idosos em condições precárias.
Na geração de empregos, Efraim quer unir a produção de energia renovável com a capacitação e emprego de jovens. "As energias renováveis hoje têm sido foco da geração de 1.500 empregos apenas no Sertão. Quando passamos na Serra de Santa Luzia, com 230 aerogeradores, tem a energia solar em Malta, Coremas, vale do Sabugi, são 4 bilhões de reais em investimento privados", declarou.
Relação partidária
Além dos projetos políticos que pretende estar envolvido, o candidato foi questionado sobre o voto a favor do presidente Jair Bolsonaro e não na candidata do União Brasil, Soraya Thronicke. Efraim explicou que se trata de uma questão de "análise de cenário".
"Tenho muito respeito pela nossa candidata Soraya, é um grande nome, tem feito um belo debate, mas a gente tem uma construção de agenda, de ter defendido projetos, pautas, que são importantes", respondeu. Ele lembra que o União Brasil é um partido em processo de formação, mas que nutre os mesmos princípios de centro-direito. "Estamos no mesmo campo político", destaca, esclarecendo que o partido deu liberdade para as escolhas de cada um.
Reformas tributária e administrativa
Sobre a reforma administrativa, Efraim Filho disse que é preciso tratar de meritocracia e valorização do servidor. Ele comentou que é necessário um aparelho estatal mais enxuto, que entregue melhores resultados
à população, "focando na qualidade do serviço prestado, valorizando o servidor com Plano de Cargos e Carreiras".
Ainda sobre as reformas, embora a reforma tributária sendo sido fatiada na Câmara, o candidato lembra que a discussão está parada no Senado Federal.
"[A reforma tributária] é aquela que vai dar ao setor produtivo a melhor condição de gerar emprego, renda e oportunidade. O olhar não deve ser feito para favorecer governo, deve favorecer quem produz", destacou.
Comentários