POLÍTICA
Reveja entrevistas da CBN com candidatos ao Senado pela Paraíba
Candidatos tiveram a oportunidade de falar sobre ideias e propostas durante a rodada de sabatinas.
Publicado em 08/09/2022 às 18:03 | Atualizado em 23/06/2023 às 12:41
A CBN concluiu nesta quinta-feira (8) a rodada de entrevistas com os candidatos ao Senado Federal pela Paraíba. Todos os candidatos que estão na disputa foram convidados, mas Manoel Messias (PCO) não compareceu. Abaixo, você pode conferir como foram as sabatinas. A lista segue a ordem de veiculação.
Alexandre Soares diz que é opção para combater “filhotismo na política” no Senado
O advogado Alexandre Soares, candidato ao Senado da Paraíba pelo PSOL, disse que seu nome é uma opção para combater o “filhotismo na política” e que, caso eleito, terá como pauta prioritária romper com o cenário de desigualdade social. Ele foi o primeiro entrevistado na sabatina com os candidatos ao Senado da CBN Paraíba.
Dentre as principais propostas lançadas por ele para combater a pobreza no país, como senador, é investir um ações que promovam uma renda justa, que haja a revisão da tabela do imposto de renda para desonerar uma parcela da população que foi sacrificada pela crise econômica. “Não existe maior tecnologia do que tirar as pessoas da miséria”, afirmou.
>> Reveja a entrevista de Alexandre Soares
Efraim vê falhas na Educação do governo Bolsonaro e se coloca na ‘liderança’ para o Senado
O deputado federal Efraim Filho, candidato ao Senado da Paraíba pelo União Brasil, apontou falhas nas estratégias voltadas para área de Educação no governo Bolsonaro. De acordo com o candidato, a mudança de cinco ministros em três anos ilustra o problema. Efraim declarou que votará em Jair Bolsonaro, mesmo o seu partido apresentando candidatura própria de Soraya Thronicke.
Além disso, Efraim também fixou seu nome na liderança da corrida ao Senado, “entre os candidatos que estão aptos a disputar a eleição, diante da condição de inelegibilidade de Ricardo Coutinho”. Diante das principais propostas para o país, caso assuma uma cadeira no Senado, Efraim Filho declarou que pretende focar na saúde e na geração de empregos com investimentos para a Paraíba.
>> Reveja a entrevista de Efraim Filho
Bruno Roberto defende armas para população e diz priorizar pautas ‘em defesa da família’
O candidato ao Senado Federal pela Paraíba, Bruno Roberto, do Partido Liberal (PL), disse que, se eleito, vai priorizar pautas em defesa da “família cristã”, alinhado com as demandas de Jair Bolsonaro. O candidato disse que defende o conceito de família tradicional, bem como a liberação de armas para a defesa do patrimônio e da vida.
“Eu defendo o conceito macro de família, proteger a família no sentido de garantir a ela a preservação da sua integridade, da sua renda, defender a família tradicional como homem e mulher. Não que eu vá atacar qualquer minoria, mas defendendo os valores da família cristã. Defendo que as pessoas tenham os instrumentos para defender seu patrimônio e a própria vida”, declarou o candidato.
>>Reveja a entrevista de Bruno Roberto
André Ribeiro fala em fixar auxílio no orçamento nacional e se diz contra reeleição ao Senado
O candidato ao Senado Federal pela Paraíba, André Ribeiro, do PDT, disse que há a discussão, entre suas propostas, de uma mudança na constituição para fixar o benefício relativo ao Auxílio Brasil no orçamento nacional. O candidato também se disse contra a reeleição para o Senado Federal.
“Nós do PDT estamos apresentando a proposta de alterar a constituição para que esse apoio financeiro [Auxílio Brasil] esteja petrificado na constituição para não virar fruto de ameaça [política]. A proposta do PDT é que tenhamos, no mínimo, uma renda para cada domicílio de mil reais”, explicou. De acordo com o candidato, os recursos seriam oriundos da reforma tributária.
>>Reveja a entrevista de André Ribeiro
Pollyanna Dutra coloca o combate à fome como principal prioridade se eleita ao Senado
A candidata ao Senado pela Paraíba, a atual deputada estadual Pollyanna Dutra, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), declarou que, se eleita, terá o combate à fome como prioridade principal de seu mandato. Ela disse que é inconcebível que o país seja hoje recordista de exportação de alimentos enquanto mais de 32 milhões de pessoas sofrem com o problema da insegurança alimentar, quando não têm garantias de que terão o que comer na próxima refeição. A
Ela explicou, inclusive, que a melhoria da situação de vida da população mais pobre passa por uma reforma tributária que tenha como princípio melhorar primeiro a vida das pessoas que estão na ponta.
>>Reveja a entrevista de Pollyanna Dutra
Ricardo Coutinho acredita em reversão da inelegibilidade e defende nacionalização da segurança
O ex-governador Ricardo Coutinho, candidato ao Senado da Paraíba pelo Partido dos Trabalhadores (PT), disse acreditar na reversão da sua inelegibilidade. Ele explicou que há dois recursos em tramite. “Um que tramita em função do próprio processo, indicando todas as falhas, e um outro que diz respeito ao tempo, poque dependendo do dia da eleição, do ano, as pessoas ficam dez ou oito anos [inelegíveis], e isso existe uma ação direta de inconstitucionalidade em curso”, explica.
De acordo com Ricardo Coutinho, não existe um plano B para a sua campanha ao Senado. “O plano A sou eu”, ressalta. A confiança, segundo o candidato, vem do bom direito, e as provas que baseiam o processo são falsas. “Além de não existir prova concreta não existe um único superfaturamento comprovado. Para desviar o dinheiro você precisa ter o dinheiro disponível, não existe a prova do desvio, os hospitais funcionavam bem, diferente de hoje, e não existia nenhum indício ou prova de enriquecimento pessoa e ilícito. O juízo era incompetente. Foi tão incompetente que nem aceitar a denúncia conseguiu aceitar“, diz.
>>Reveja a entrevista de Ricardo Coutinho
Sérgio Queiroz diz ser contra orçamento secreto e pretende investir no semiárido paraibano
O procurador da Fazenda e pastor Sérgio Queiroz, candidato ao Senado da Paraíba pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), disse ser contra o orçamento secreto. Ele também demonstrou ser contra a emenda de relator. De acordo com ele, se parte desse orçamento secreto fosse recebida por ele, ele iria aplicar e informar o que recebeu e como foi usado. “Nós precisamos de uma verdadeira reforma dessa gestão que hoje é do dinheiro público pelo parlamento. Esse agigantamento do parlamento tem sido um fenômeno no Brasil e as questões de governabilidade talvez sejam as respostas mais claras”, disse.
Sobre suas principais pautas, caso seja eleito, Sérgio Queiroz que pretende fazer um maior investimento no semiárido paraibano, local que ele aponta como parte da solução da Paraíba. “Enquanto nós não olharmos para o homem do campo, enquanto não criarmos arranjos produtivos e incentivarmos cadeias econômicas no estado, não teremos desenvolvimento. […] Chover chove no Sertão, a questão é como captar a água e proteger da evapotranspiração”, explica.
Comentários