PLENO PODER
Pesquisa IPEC: números devem balizar cenário para o 2º turno na Paraíba
Expectativa é de que números sejam divulgados na próxima quinta-feira
Publicado em 19/09/2022 às 15:34
A segunda pesquisa IPEC com intenções de voto na Paraíba para o Governo do Estado e para o Senado deverá ser divulgada na próxima quinta-feira (22). A sondagem foi contratada pela TV Cabo Branco e registrada junto à Justiça Eleitoral.
Os números devem mostrar a fotografia de um momento decisivo para definição de quais candidatos deverão disputar o segundo turno das eleições estaduais.
É que o primeiro levantamento do IPEC, publicado no fim do mês passado, mostrou o cenário de 'largada' das candidaturas. Naquele momento da sondagem o guia eleitoral estava engatinhando e as estratégias das principais campanhas ainda estava sendo desenhada.
Agora o panorama é outro.
Com mais de 30 dias de campanha nas ruas e no guia eleitoral será possível aferir, a partir dos números, a materialização dessas estratégias.
Uma questão a ser respondida, por exemplo, é o nível de vinculação da disputa estadual com a polarização nacional. Os efeitos que ela possui no crescimento ou na diminuição das intenções de voto de alguns dos candidatos que buscam a vinculação com Lula e Bolsonaro. Um outro item a ser analisado é a variação dos níveis de rejeição entre os postulantes ao Palácio da Redenção.
Na primeira pesquisa IPEC, divulgada no fim de agosto, a disputa para o Governo do Estado tinha na dianteira o candidato à reeleição, João Azevêdo (PSB), com 32% das intenções de voto. E depois um segundo 'pelotão' formado por Pedro Cunha Lima (PSDB), Nilvan Ferreira (PL) e Veneziano Vital (MDB), tecnicamente empatados.
Nessa segunda sondagem será possível perceber se houve o descolamento, em termos de crescimento, de algum dos integrantes do segundo 'pelotão'. A tendência é de que poderemos ter mudanças no cenário do segundo bloco. Se um dos três tiver conseguido o descolamento dos demais, terá dado passos importantes para a segunda etapa da disputa.
Os números, porém, só serão conhecidos na próxima quinta-feira. Até lá, haja coração...
Comentários