POLÍTICA
Por que Monte Horebe realizou novas eleições em 2022
Cidade foi uma das cinco da Paraíba em que o prefeito e todos os vereadores eleitos em 2020 eram do mesmo partido, o MDB. Juiz eleitoral entendeu que houve fraude à cota mínima de 30% do gênero prevista na legislação.
Publicado em 11/12/2022 às 11:09 | Atualizado em 15/02/2023 às 18:45
Neste domingo (11), a cidade de Monte Horebe, na Paraíba, deve eleger novos vereadores em uma eleição suplementar. O pleito ocorre das 8h às 17h, em três locais de votação, 12 seções eleitorais, 12 urnas e três urnas de contingência, com um eleitorado de 3.994 pessoas aptas a votar. Essa eleição fora de época chama bastante atenção. Entenda abaixo por que os horebenses têm que ir às urnas neste domingo.
A determinação por novas eleições foi tomada pelo junho deste ano pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, após a Corte Eleitoral constatar que os nove parlamentares da Câmara Municipal de Monte Horebe descumpriram a cota de gênero nas Eleições de 2020.
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) teve relatoria do juiz Ferreira Ramos Júnior e foi seguido por unanimidade pelos demais membros da Corte Eleitoral. Ele entendeu que houve fraude à cota mínima de 30% do gênero prevista na legislação eleitoral.
Monte Horebe foi uma das cinco cidades da Paraíba em que o prefeito e todos os vereadores eleitos em 2020 eram do mesmo partido, o MDB. São eles: Edigley Cardoso Ferreira, Júlio Cézar Ferreira Braga, Márcio José Nogueira, Iranaldo Pereira de Sousa, Joaquim Leite De Brito, José Nilton Pereira Dantas, Agamoneo Dias Guarita Júnior, Valtiere Silva Barreiro, José Soares De Sousa, além das suplentes: Iracy De Sousa Cavalcanti Ferreira, Maria Marinalva Cardoso Dias e Josefa Alice da Costa.
De acordo com a Justiça, as investigações apontaram que candidatas da legenda forjaram a própria participação na disputa para beneficiar os homens da chapa.
Comentários