VIDA URBANA
Criatividade anuncia vencedores
Festa de premiação acontece nesta sexta-feira (6) em Campina Grande; café na hora de criar foi mote da campanha deste ano.
Publicado em 06/12/2013 às 6:00 | Atualizado em 04/05/2023 às 13:17
Ideias originais são parte essencial do fazer publicitário. Para estimular a ousadia e a alta qualidade na produção dos comerciais locais, surgiu - há quase duas décadas - o Prêmio Criatividade das TVs Cabo Branco e Paraíba, considerado o 'Grand Prix' da publicidade paraibana. Para recompensar os responsáveis pelos melhores filmes que foram veiculados durante o ano, a premiação homenageia agências e produtoras do Estado. A festa tão aguardada acontece hoje na Quinta da Colina Maison, em Campina Grande, às 21h.
“Premiar com inovação e reconhecer os trabalhos mais arrojados e criativos do Estado, este é o nosso papel”, comenta Láuriston Pinheiro, gerente de marketing da Rede Paraíba de Comunicação.
Com 20 anos de existência, a competição chega a esta edição ainda mais madura e reconhecida na cena publicitária. No total, foram 180 premiados desde a primeira edição, nas categorias Mercado, Campanha e Institucional.
Foi em 1993 que as afiliadas da Rede Globo no Estado decidiram incentivar ainda mais a publicidade paraibana, através de uma homenagem que valorizasse os clientes e as agências, com o nome ‘Maiores Clientes e Maiores Agências’. Quando surgiu, o prêmio tinha intenção de homenagear os clientes como forma de agradecimento pela parceria consolidada.
Um ano depois, a premição mudou seu nome para Criatividade e até então se manteve.
“Desde o ano de surgimento, nossa ideia foi fomentar e estreitar relacionamento com as agências de publicidade da Paraíba”, confessa Láuriston.
Alternadamente, a cerimônia é realizada um ano em João Pessoa e outro em Campina Grande para atender os publicitários e agências das duas cidades.
Para Waldemir Mello, gerente comercial da TV Cabo Branco e da TV Paraíba, o Prêmio Criatividade é uma satisfação para as agências participantes. “É muito gratificante ver a energia com que as agências inscrevem suas peças e participam deste evento, que é nossa forma de demonstrar o quanto o trabalho deles é importante. Nós, como meio de comunicação, devemos sempre fomentar iniciativas que contribuam para o crescimento do mercado e evolução da qualidade”, resume Waldemir.
CAFÉ NA HORA DE CRIAR FOI MOTE DA CAMPANHA
‘Cada gole valeu a pena’. Foi com este slogan que o Criatividade trouxe à tona o café como elemento importante no processo de criação. Ele foi tema da campanha desenvolvida para a competição pela Dabliu A, agência com maior número de vitórias na edição de 2012. O conceito ressaltou a importância da bebida para fluir as “big ideas” e virou mote de toda a divulgação do prêmio, desde a marca até o convite inusitado que veio acompanhado de uma mini xícara.
Conhecido como a bebida dos ambientes de trabalho, o café tem benefícios que ajudam a melhorar o pensamento, aliviar a tensão e, segundo os publicitários, auxiliar na hora da criação.
Segundo Ricardo Almeida, diretor de arte da Dabliu A, “a ideia surgiu por considerarmos o café nosso combustível estimulante de ideias,” conta. O diretor ainda afirmou que a campanha foi elaborada com muito esforço da equipe e com muitos “goles de café”.
Durante o VT da Campanha, a agência campinense escolheu o café como ícone da peça publicitária para mostrar a relação da profissão com a bebida eleita das salas de criação. A Dabliu A ganhou a conta do Prêmio Criatividade como Agência Criativa do Ano, premiação dada à agência com maior número de prêmios.
TROFÉUS SÃO DADOS AOS TRÊS PRIMEIROS LUGARES
As agências inscritas no Criatividade estão concorrendo nas categorias Mercado, Campanha e Institucional. A primeira categoria inclui comerciais de produto ou serviço; já a segunda, conjunto de comerciais de produtos ou serviço assinados por um mesmo anunciante e que tenham um tema ou outros elementos em comum; e a terceira enquadra comerciais ou campanhas de propaganda de uma causa, ideia, instituição ou serviço de utilidade pública.
Um júri formado por profissionais das áreas de Publicidade e Marketing do mercado pernambucano foi convidado para analisar os materiais inscritos e escolher os seus preferidos. No mesmo dia, foram eleitos os finalistas e, por fim, os campeões, que serão conhecidos hoje, na noite do evento. Como critérios de avaliação, a banca analisou elementos essenciais para um bom material, como redação, fotografia, interpretação, trilha sonora, edição e qualidade do VT.
Mais uma novidade que acontece a cada cinco anos no Prêmio Criatividade é a entrega de um diploma para a agência e a produtora mais premiadas durante as 20 edições. Já os certificados e troféus serão entregues para os três primeiros lugares de cada categoria das agências.
Além do reconhecimento pelo trabalho realizado, os vencedores ganharão uma viagem com acompanhante à Costa do Sauípe, na Bahia, com todas as despesas de alimentação e hospedagem pagas.
O evento é uma iniciativa das TVs Cabo Branco e Paraíba e acontece anualmente para premiar os melhores trabalhos publicitários do ano. O Prêmio Criatividade reúne cerca de 400 profissionais para brindar o sucesso de mais uma edição e de um ano produtivo. Confira na linha do tempo ao lado os ganhadores nas três categorias de todas as edições.
Comentários