icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Criatividade anuncia vencedores

Festa de premiação acontece nesta sexta-feira (6) em Campina Grande; café na hora de criar foi mote da campanha deste ano.

Publicado em 06/12/2013 às 6:00 | Atualizado em 04/05/2023 às 13:17

Ideias originais são parte essencial do fazer publicitário. Para estimular a ousadia e a alta qualidade na produção dos comerciais locais, surgiu - há quase duas décadas - o Prêmio Criatividade das TVs Cabo Branco e Paraíba, considerado o 'Grand Prix' da publicidade paraibana. Para recompensar os responsáveis pelos melhores filmes que foram veiculados durante o ano, a premiação homenageia agências e produtoras do Estado. A festa tão aguardada acontece hoje na Quinta da Colina Maison, em Campina Grande, às 21h.

“Premiar com inovação e reconhecer os trabalhos mais arrojados e criativos do Estado, este é o nosso papel”, comenta Láuriston Pinheiro, gerente de marketing da Rede Paraíba de Comunicação.

Com 20 anos de existência, a competição chega a esta edição ainda mais madura e reconhecida na cena publicitária. No total, foram 180 premiados desde a primeira edição, nas categorias Mercado, Campanha e Institucional.

Foi em 1993 que as afiliadas da Rede Globo no Estado decidiram incentivar ainda mais a publicidade paraibana, através de uma homenagem que valorizasse os clientes e as agências, com o nome ‘Maiores Clientes e Maiores Agências’. Quando surgiu, o prêmio tinha intenção de homenagear os clientes como forma de agradecimento pela parceria consolidada.

Um ano depois, a premição mudou seu nome para Criatividade e até então se manteve.

“Desde o ano de surgimento, nossa ideia foi fomentar e estreitar relacionamento com as agências de publicidade da Paraíba”, confessa Láuriston.

Alternadamente, a cerimônia é realizada um ano em João Pessoa e outro em Campina Grande para atender os publicitários e agências das duas cidades.

Para Waldemir Mello, gerente comercial da TV Cabo Branco e da TV Paraíba, o Prêmio Criatividade é uma satisfação para as agências participantes. “É muito gratificante ver a energia com que as agências inscrevem suas peças e participam deste evento, que é nossa forma de demonstrar o quanto o trabalho deles é importante. Nós, como meio de comunicação, devemos sempre fomentar iniciativas que contribuam para o crescimento do mercado e evolução da qualidade”, resume Waldemir.

CAFÉ NA HORA DE CRIAR FOI MOTE DA CAMPANHA

‘Cada gole valeu a pena’. Foi com este slogan que o Criatividade trouxe à tona o café como elemento importante no processo de criação. Ele foi tema da campanha desenvolvida para a competição pela Dabliu A, agência com maior número de vitórias na edição de 2012. O conceito ressaltou a importância da bebida para fluir as “big ideas” e virou mote de toda a divulgação do prêmio, desde a marca até o convite inusitado que veio acompanhado de uma mini xícara.

Conhecido como a bebida dos ambientes de trabalho, o café tem benefícios que ajudam a melhorar o pensamento, aliviar a tensão e, segundo os publicitários, auxiliar na hora da criação.

Segundo Ricardo Almeida, diretor de arte da Dabliu A, “a ideia surgiu por considerarmos o café nosso combustível estimulante de ideias,” conta. O diretor ainda afirmou que a campanha foi elaborada com muito esforço da equipe e com muitos “goles de café”.

Durante o VT da Campanha, a agência campinense escolheu o café como ícone da peça publicitária para mostrar a relação da profissão com a bebida eleita das salas de criação. A Dabliu A ganhou a conta do Prêmio Criatividade como Agência Criativa do Ano, premiação dada à agência com maior número de prêmios.

TROFÉUS SÃO DADOS AOS TRÊS PRIMEIROS LUGARES

As agências inscritas no Criatividade estão concorrendo nas categorias Mercado, Campanha e Institucional. A primeira categoria inclui comerciais de produto ou serviço; já a segunda, conjunto de comerciais de produtos ou serviço assinados por um mesmo anunciante e que tenham um tema ou outros elementos em comum; e a terceira enquadra comerciais ou campanhas de propaganda de uma causa, ideia, instituição ou serviço de utilidade pública.

Um júri formado por profissionais das áreas de Publicidade e Marketing do mercado pernambucano foi convidado para analisar os materiais inscritos e escolher os seus preferidos. No mesmo dia, foram eleitos os finalistas e, por fim, os campeões, que serão conhecidos hoje, na noite do evento. Como critérios de avaliação, a banca analisou elementos essenciais para um bom material, como redação, fotografia, interpretação, trilha sonora, edição e qualidade do VT.

Mais uma novidade que acontece a cada cinco anos no Prêmio Criatividade é a entrega de um diploma para a agência e a produtora mais premiadas durante as 20 edições. Já os certificados e troféus serão entregues para os três primeiros lugares de cada categoria das agências.

Além do reconhecimento pelo trabalho realizado, os vencedores ganharão uma viagem com acompanhante à Costa do Sauípe, na Bahia, com todas as despesas de alimentação e hospedagem pagas.

O evento é uma iniciativa das TVs Cabo Branco e Paraíba e acontece anualmente para premiar os melhores trabalhos publicitários do ano. O Prêmio Criatividade reúne cerca de 400 profissionais para brindar o sucesso de mais uma edição e de um ano produtivo. Confira na linha do tempo ao lado os ganhadores nas três categorias de todas as edições.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp