CONVERSA POLÍTICA
Governador deve ficar 24h em observação após procedimento cardíaco
O governador João Azevêdo (PSB) realizou nesta quinta-feira (15) um cateterismo cardíaco eletivo.
Publicado em 15/06/2023 às 14:06 | Atualizado em 15/06/2023 às 14:32
O governador João Azevêdo (PSB) deverá ficar em observação por pelo menos 24 horas no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, na região Metropolitana de João Pessoa. Nesta quinta-feira (15), o gestor foi submetido a um cateterismo cardíaco eletivo.
De acordo com informações obtidas pelo Conversa Política, o governador deu entrada no hospital entre 13h10 e 13h20. Realizou exames iniciais e foi realizar o procedimento, com duração de cerca de 1 hora.
- CATETERISMO: o que é, como é feito e recuperação
A expectativa é que até o fim da tarde o Metropolitano emita uma nota com detalhes sobre o cateterismo ou outros procedimentos realizados.
Em nota inicial à imprensa, a Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) informou que o procedimento foi previamente programado para fins de diagnóstico e solicitado pelo médico Fúlvio Soares Petrucci.
Cateterismo
O cateterismo consiste no procedimento para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas, por meio da introdução de um cateter, que é um tubo flexível extremamente fino e longo, na artéria do braço ou da perna do indivíduo, que será conduzido até o coração.
O procedimento é indicado no diagnóstico e tratamento do infarto ou da angina, sendo capaz de detectar e remover acúmulos de placas de gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias encontradas no sangue, mostrar se as placas estreitaram ou bloquearam as artérias coronárias.
Comentários