COMUNIDADE
Fiscalização flagra mais quatro estabelecimentos com esgoto irregular na orla de João Pessoa
Outros três estabelecimentos já haviam sido autuados na sexta-feira (10).
Publicado em 13/05/2024 às 18:52 | Atualizado em 14/05/2024 às 22:30
Quatro estabelecimentos da orla de João Pessoa foram flagrados com irregularidades na rede de esgoto, nesta segunda-feira (13). Dois deles foram autuados e embargados, por conta de despejo irregular, e os outros dois foram notificados. Os nomes dos locais não foram divulgados pela Sudema, responsável pela ação.
A Sudema informou apenas que o locais alvo de autuação e embargo são um hotel e um quiosque. Os outros dois são quiosques. Os quatro estabelecimentos ficam na praia de Cabo Branco.
Segundo a apuração da TV Cabo Branco, o hotel embargado é o Nord Easy, administrado pela empresa Nord, que é de propriedade do atual Secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues.
O Jornal da Paraíba entrou em contato com o secretário que afirmou ter se afastado da gerência da empresa no dia 1º de janeiro de 2021, desde que assumiu o cargo público. Ele disse ainda que a empresa só tem a responsabilidade de administrar o local e não foi responsável pela construção do sistema de esgoto do empreendimento.
As irregularidades foram encontradas em uma operação de fiscalização realizada em conjunto com a Cagepa, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e a Polícia Federal da Paraíba.
Os estabelecimentos autuados estavam lançado esgoto nas galerias pluvias. Os outros dois apresentavam problemas no encanamento e estavam com problemas em encanação, com escoamento direto no solo.
Outra ação
Outros três estabelecimentos localizados na orla de Cabo Branco haviam sido autuados na sexta-feira (10), sendo um restaurante e dois quiosques. Os estabelecimentos estariam lançando esgoto em galerias pluviais de forma clandestina e sem tratamento, o que estaria contaminando as praias.
A Sudema também não divulgou o nome dos estabelecimentos, mas a equipe da TV Cabo Branco conseguiu identificar que o restaurante autuado foi o Bar do Cuscuz. O estabelecimento confirmou que foi autuado e disse que a Sudema deu 20 dias para que o estabelecimento provasse que os resídios jogados no mar não perteciam ao restaurante.
O restaurante foi multado em R$ 20 mil, já os outros dois quiosques receberam multa de R$ 5 mil. O valor da multa considera o porte do empreendimento.
Comentários