VIDA URBANA
Prefeitura intensifica fiscalização de ambulantes até março
Secretário Lucius Fabiani, da Sedurb, disse que neste fim de semana haverá mais uma série de fiscalização e que desta vez será mais punitiva com autuações e apreensões.
Publicado em 20/12/2010 às 14:29
Da Redação
O pessoense deve ter observado que nos últimos dias a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, está desenvolvendo ações para inibir ação de comerciantes ambulantes. O secretário Lucius Fabiani, da Sedurb, disse que neste fim de semana terá mais uma série de fiscalizações e que elas devem acontecer até março, período do Carnaval.
Segundo Lucius, as áreas da Orla, Parque Solon de Lucena (Lagoa), Terminal de Integração e Ponto de Cem Réis são os principais pontos fiscalizados. “O objetivo da ação preventiva e de controle é manter a ordem, limpeza e organização dos pontos que tem fluxo intenso de turistas. Já que João Pessoa é hoje uma grande vitrine do Brasil”, explicou o secretário.
Além da Sedurb, a Secretaria do Meio Ambiente (Semam), Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans), a Guarda Municipal, Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) participam das atividades.
Autuações e apreensões
De acordo com o secretário, as últimas ações foram mais pedagógicas. Com notificações e esclarecimentos. Mas as próximas serão punitivas. “Agora vamos autuar e apreender, pois serão casos reincidentes “, afirmou.
Por último, Lucius explicou que as atividades só tiveram início agora porque é este período que tem mais turistas e os ambulantes começam a tomar as ruas da Capital para vender seus produtos.
Cerca de 50 profissionais devem participar da ação integrada que acontece durante os finais de semana.
Outras fiscalizações
Na última quarta-feira (15), os agentes da Receita Federal e da Polícia Federal apreenderam vários produtos importados, sem nota fiscal, dos comerciantes do Shopping Popular Terceirão, no Centro de João Pessoa.
Na última quinta-feira (16), foram os ambulantes que comercializavam seus produtos nas ruas de João Pessoa que foram alvo da ação. A ação foi organizada pela Sedurb.
O secretário da Sedurb informou que esta foi uma atividade de rotina. “Não foi uma ação especial, estamos realizando essas apreensões durante todo o ano”, explicou.
Já na sexta-feira (17),o alvo foi o comércio de epetinho nas ruas da Capital. A atividade aconteceu no bairro do Varadouro e no Parque Solon de Lucena.
Comentários