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VIDA URBANA

Procon-CG divulga ranking das reclamações registradas pelo Sindec em 2010

Dos 2.304 atendimentos registrados pelo Procon-CG, entre 16 de junho e 31 de dezembro de 2010, 1.617 foram reclamações. Confira a lista das empresas mais reclamadas.

Publicado em 06/01/2011 às 15:17

Da Redação
Com Codecom


No primeiro ano de atividade do Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec), em Campina Grande, o Procon Municipal registrou no período de 16 de junho a 31 de dezembro de 2010, o número de 2.304 atendimentos, sendo 1.617 de reclamações registradas.

O ranking das empresas mais reclamadas aponta que as áreas mais demandadas são: 1) Assuntos financeiros, que lideram com 36,49% das reclamações registradas; 2) Produtos com 31,42%; e 3) Serviços Essenciais, com 23,93%.

No gráfico geral do Cadastro de reclamações do Procon, as empresas mais demandadas foram o Banco Paraná, com 4,96% das reclamações, Bompreço 3,77%, e o Banco Bom Sucesso com 2,61%.

Em Assuntos financeiros, a principal reclamação é referente a problemas com empréstimos consignados, seguido das queixas com cartão de crédito. Em relação aos fabricantes, a principal queixa é de produtos inadequados para o uso (com vícios de qualidade), e neste segmento, os celulares são os produtos que mais apresentam defeitos.

No comércio, a principal queixa de 2010, corresponde a aparelhos celulares: muitas lojas não asseguravam a troca imediata do aparelho celular em caso de defeito e por este motivo foram punidas. No caso da telefonia móvel, as reclamações mais frequentes dizem respeito a má prestação de serviço, e a cobrança indevida. No caso dos bancos, a demora para o atendimento em filas, é a reclamação mais frequente.

O Sindec ainda traça um perfil dos consumidores que mais visitam o órgão. Segundo os dados do sistema, com percentual de 52,35%, são as mulheres que mais buscam ajuda na solução dos problemas de consumo. A faixa etária que mais reclama é composta por adultos com idade entre 31 e 40 anos (24,45%).

Empresas mais reclamadas:

Ramo / AtividadeEmpresaRanking
FinanceirasBanco Paraná1º lugar (112)
Banco Bonsucesso2º lugar (59)
BMG3º lugar (17)
FabricantesNokia1º lugar (53)
Samsung2º lugar (49)
Consul / Brastemp3º lugar (44)

Operadoras de
Telefonia Celular

Oi1º lugar (55)
Claro2º lugar (45)
Tim3º lugar (29)
ComércioBompreço1º lugar (85)
Armazém Paraíba2º lugar (56)
Atacadão dos Eletros3º lugar (47)
BancosBradesco1º lugar (37)
Itaú2º lugar (31)
Banco do Brasil3º lugar (23)
Cartão de CréditoHipercard1º lugar (53)
Ibicard2º lugar (20)
Visa3º lugar (15)


Fiscalização

Em 2010, foram realizadas mais de mil diligências, que incluíram a visita dos fiscais em instituições públicas e privadas, lojas, escolas, postos de combustíveis e outras empresas para apurar denúncias. Destas, foram identificadas 338 infrações, sendo elas: precificação (97); fila (77); produto vencido (48); empacotador (36); cartão/dinheiro (26); publicidade enganosa (5).

As ações de fiscalização do Procon Municipal a instituições que de alguma forma infringem as normas do CDC são contínuas, como medida de assegurar a proteção aos direitos do consumidores. O atendimento do Procon funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h na rua Afonso Campos, 304, Centro. O consumidor também pode acionar o Órgão através do disque denúncia 151.

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Jornal da Paraíba

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