VIDA URBANA
Procon-CG divulga ranking das reclamações registradas pelo Sindec em 2010
Dos 2.304 atendimentos registrados pelo Procon-CG, entre 16 de junho e 31 de dezembro de 2010, 1.617 foram reclamações. Confira a lista das empresas mais reclamadas.
Publicado em 06/01/2011 às 15:17
Da Redação
Com Codecom
No primeiro ano de atividade do Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec), em Campina Grande, o Procon Municipal registrou no período de 16 de junho a 31 de dezembro de 2010, o número de 2.304 atendimentos, sendo 1.617 de reclamações registradas.
O ranking das empresas mais reclamadas aponta que as áreas mais demandadas são: 1) Assuntos financeiros, que lideram com 36,49% das reclamações registradas; 2) Produtos com 31,42%; e 3) Serviços Essenciais, com 23,93%.
No gráfico geral do Cadastro de reclamações do Procon, as empresas mais demandadas foram o Banco Paraná, com 4,96% das reclamações, Bompreço 3,77%, e o Banco Bom Sucesso com 2,61%.
Em Assuntos financeiros, a principal reclamação é referente a problemas com empréstimos consignados, seguido das queixas com cartão de crédito. Em relação aos fabricantes, a principal queixa é de produtos inadequados para o uso (com vícios de qualidade), e neste segmento, os celulares são os produtos que mais apresentam defeitos.
No comércio, a principal queixa de 2010, corresponde a aparelhos celulares: muitas lojas não asseguravam a troca imediata do aparelho celular em caso de defeito e por este motivo foram punidas. No caso da telefonia móvel, as reclamações mais frequentes dizem respeito a má prestação de serviço, e a cobrança indevida. No caso dos bancos, a demora para o atendimento em filas, é a reclamação mais frequente.
O Sindec ainda traça um perfil dos consumidores que mais visitam o órgão. Segundo os dados do sistema, com percentual de 52,35%, são as mulheres que mais buscam ajuda na solução dos problemas de consumo. A faixa etária que mais reclama é composta por adultos com idade entre 31 e 40 anos (24,45%).
Empresas mais reclamadas:
Ramo / Atividade | Empresa | Ranking |
Financeiras | Banco Paraná | 1º lugar (112) |
Banco Bonsucesso | 2º lugar (59) | |
BMG | 3º lugar (17) | |
Fabricantes | Nokia | 1º lugar (53) |
Samsung | 2º lugar (49) | |
Consul / Brastemp | 3º lugar (44) | |
Operadoras de | Oi | 1º lugar (55) |
Claro | 2º lugar (45) | |
Tim | 3º lugar (29) | |
Comércio | Bompreço | 1º lugar (85) |
Armazém Paraíba | 2º lugar (56) | |
Atacadão dos Eletros | 3º lugar (47) | |
Bancos | Bradesco | 1º lugar (37) |
Itaú | 2º lugar (31) | |
Banco do Brasil | 3º lugar (23) | |
Cartão de Crédito | Hipercard | 1º lugar (53) |
Ibicard | 2º lugar (20) | |
Visa | 3º lugar (15) |
Fiscalização
Em 2010, foram realizadas mais de mil diligências, que incluíram a visita dos fiscais em instituições públicas e privadas, lojas, escolas, postos de combustíveis e outras empresas para apurar denúncias. Destas, foram identificadas 338 infrações, sendo elas: precificação (97); fila (77); produto vencido (48); empacotador (36); cartão/dinheiro (26); publicidade enganosa (5).
As ações de fiscalização do Procon Municipal a instituições que de alguma forma infringem as normas do CDC são contínuas, como medida de assegurar a proteção aos direitos do consumidores. O atendimento do Procon funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h na rua Afonso Campos, 304, Centro. O consumidor também pode acionar o Órgão através do disque denúncia 151.
Comentários