VIDA URBANA
Superbactéria: hospitais têm 60 dias para regularizar normas da Anvisa
Notas técnicas sobre uso do álcool gel e venda de antibióticos devem ser publicadas nesta semana. Após publicação, farmácias terão 30 dias para se adequar à norma.
Publicado em 25/10/2010 às 12:29
Da Redação
Com Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou, nesta segunda-feira (25) , que as notas técnicas sobre o uso do álcool gel nos estabelecimentos de saúde e sobre a venda de antibióticos nas drogarias devem ser publicadas no Diário Oficial da União desta terça (26) e na quarta-feira (27). Após a publicação, os hospitais terão 60 dias e as farmácias 30 dias para se adequararem às normas.
Objetivo da notificação é diminuir a contaminação pela Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC), a superbactéria. Na Paraíba foram notificados 18 casos da superbacrtéria. Infectologista dá dicas de prevenção da superactéria.
Na última sexta-feira (22), a Anvisa aprovou uma norma para estimular a higienização de profissionais de saúde e evitar novos casos da KPC e de outros micro-organismos resistentes a antibióticos.
Norma
Pela norma, o uso do álcool gel será obrigatório nos hospitais e nas clínicas públicas e particulares. O produto deverá ser colocado em salas onde há atendimento de pacientes. Os estabelecimentos terão 60 dias para cumprir a norma a partir da publicação da resolução no Diário Oficial.
Já a venda dos antibióticos nas drogarias terá o mesmo tratamento de medicamentos de tarja preta, ou seja, terão a receita retida. A medida busca evitar a venda indiscriminada desses medicamentos. Os estabelecimentos terão 30 dias para se adequar à norma.
KPC
A superbactéria KPC é resistente a antibióticos. Ela surgiu em 2000, nos Estados Unidos, e hoje é uma preocupação mundial. No Brasil, esse micro-organismo está presente tanto em hospitais públicos como privados, em vários estados.
Comentários