icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

MP encontra alimentos estragados em depósito da Prefeitura de JP

Foram encontrados alimentos fora da validade, com insetos e outros roídos por ratos. Promotora pediu que seja realizada com urgência uma inspeção da Vigilância Sanitária.

Publicado em 14/06/2011 às 14:20

Da redação
Com assessoria MPPB

Em inspeção realizada, no fim da manhã desta terça-feira (14), a Promotoria de Defesa da Educação de João Pessoa detectou uma série de irregularidades no Depósito da Merenda das Creches da Prefeitura da Capital. Foram encontrados pacotes de macarrão com insetos, biscoitos roídos de ratos, alimentos vencidos, veneno de rato expostos nos cantos das paredes, além de formigas, teia de aranha e muita poeria sobre os pacotes de alimentos. Segundo a promotora de justiça, Fabiana Maria Lobo, a inspeção foi realizada após uma denúncia.

O depósito está localizado no Geisel e armazena a merenda destinada às creches de João Pessoa. De acordo com Fabiana Lobo, ao ser questionada sobre o destino dos alimentos, a coordenadora de Merendas do Município, Simone Gouveia, que acompanhou a inspeção, informou que os alimentos estragados tinham sido recolhidos das creches e que iriam ser inutilizados.

“No entanto, afirmou que os alimentos recolhidos eram armazenados provisoriamente no mesmo galpão dos alimentos a serem distribuídos”, disse a promotora. No galpão também foram constatadas pilhas de fardamento mofados juntos aos alimentos.

Já os alimentos contaminados de gorgulhos eram descartados para serem utilizados no Centro Zoonoses e no Zoológico da Bica. A representante do Ministério Público informou que oficiou a Controladoria-Geral da União (CGU) e, em caráter de urgência, à Vigilância Sanitária, para que sejam tomadas as devidas providências. “Pedi à Vigilância Sanitária para que seja realizada, com urgência, uma inspeção sanitária no local”, enfatizou Fabiana Lobo.

A promotora Fabiana Lobo esclareceu ainda que a merenda das creches da Capital é centralizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, enquanto que a das escolas é terceirizada.

Resposta

A assessoria da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes da Prefeitura de João Pessoa informou que o órgão ainda não foi notificado pelo Ministério Público e só teve conhecimento do fato através dos portais de notícias.

Porém, o assessor garantiu que as devidas providências estão sendo tomadas e que uma nota de esclarecimento à população será enviada até o fim do dia. Ele fez questão de ressaltar, ainda, que, como dito pelo próprio MP, os alimentos estragados são levados para a Bica.

Repercussão nacional

No início de maio, a Rede Globo denunciou várias escolas pelo Brasil com problemas no acondicionamento e no uso das merendas escolares. Em João Pessoa o transporte de forma inadequado, além de problemas no cardápio, foram apontados pela reportagem.

A prefeitura se pronunciou uma semana depois e garantiu se tratar de casos isolados. A própria secretária, Ariane Sá, esclareceu os fatos e disse que as escolas flagradas pela Globo já haviam apresentados outros tipos de problemas antes e que a Secretaria já estudava correções.

Atualizada às 15h41

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp