icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Festa das Neves começa na capital

Festa das Neves, que chega a 428ª edição, tem como tema: 'Maria, a mulher do sim, do serviço e do amor'. Terá dez dias de comemoração.

Publicado em 27/07/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:36

O Dia de Nossa Senhora das Neves, padroeira da cidade de João Pessoa e do Estado, só é festejado no dia 5 de agosto, mas a programação religiosa já será iniciada hoje, a partir das 18h30, com a celebração de uma missa presidida pelo padre Rui Braga e pelo monsenhor Robson Bezerra na Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves.

A Festa das Neves, que chega a 428ª edição, neste ano tem como tema: 'Maria, a mulher do sim, do serviço e do amor'. Terá dez dias de comemoração que também inclui uma programação profana, organizada pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). As atrações serão divulgadas na próxima segunda-feira, às 10h, no gabinete do prefeito, no Paço Municipal.

Também serão anunciadas ações nas áreas de saúde, educação, infraestrutura urbana, habitação, desenvolvimento social e geração de emprego e renda.

Amanhã haverá missa na Catedral, localizada na Praça Dom Ulrico, no Centro de João Pessoa, sendo que desta vez será celebrada pelo padre Antônio Souza da Silva, às 19h. A programação religiosa terá continuidade por toda a semana, com missas no mesmo horário. Já o encerramento será no dia 5, com solene celebração eucarística, às 9h, recitação do terço de Nossa Senhora, que será realizada pelos coroinhas, e às 16h a tradicional procissão de Nossa Senhora das Neves pelas principais ruas do Centro da capital, encerrada com a Santa Missa, presidida pelo Arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto.

“Este é um momento muito importante para a comunidade católica de João Pessoa, pois estamos comemorando o centenário de nossa querida Arquidiocese”, comentou o arcebispo.

Como o Centro Histórico de João Pessoa é palco das comemorações, as Promotorias do Meio Ambiente e Patrimônio Social, visando assegurar a realização da Festa das Neves e preservar o ambiente urbano, além do patrimônio histórico da cidade, realizaram uma audiência, na última quinta-feira, para traçar algumas ações e orientações a serem seguidas pela organização do evento, bem como dos órgãos envolvidos.

Após a audiência ficou definido que as apresentações artísticas previstas para acontecer no pátio do Ponto de Cem Réis, entre os dias 1 e 4 de agosto, deverão ocorrer das 16h às 23h. Já no dia 5, o evento também começará às 16h, mas terá mais uma hora de duração, se estendendo até as 24h.

A Exposição Fotográfica sobre a Festa das Neves é a única atividade noturna programada para a Praça Rio Branco, e ficará aberta ao público entre 16h e 22h. A Praça Dom Adauto será outro espaço da festa, onde entre os dias 2 e 5, das 16h até as 22h, vão ocorrer apresentações circenses, teatrais e cultura popular. Por fim, na Praça Antenor Navarro, nos dias 3, 4 e 5, apresentações musicais de grupos locais poderão ser vistas das 18h às 23h.

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) deverá providenciar a instalação de disciplinadores na fachada da Arquidiocese da Paraíba, para proteção da edificação e do Cruzeiro do Largo de São Francisco e também a instalação de banheiros químicos na Praça 1817, na Rua Vigário Sarlens e em um terreno privado situado nas proximidades.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA COMPLETA

27/7 - Sábado: 18h30 - Abertura da Festa
Celebrantes: Pe. Rui Braga e Mons. Robson Bezerra.
Convidados: Todas as paróquias e suas comunidades, serviços, pastorais e associações.
Convidados especiais: Todos os avôs e avós, Poder Judiciário, governo do Estado e do município.

28/7 - Domingo: 19h
Celebrante: Pe. Antônio Souza da Silva.
Convidados: Catequistas de crianças, jovens e adultos, EJC e Segue-me.

29/07 - Segunda-Feira: 19h
Celebrante: Pe. Reynaldo Segundo.
Convidados: Religiosos, religiosas e Seminário Arquidiocesano.

30/7 - Terça-Feira: 19h
Celebrante: Pe. Jorge Ivan.
Convidados: Pe. Alexandre Magno e pastorais sociais.

31/7 – Quarta-Feira: 19h
Celebrante: Pe. Deivison Silva de Santana.
Convidados: Diáconos, aspirantes e Escola Ministerial.

1º/8 – Quinta-Feira: 19h
MISSA DA LUZ
Celebrante: Pe. Hélio Ferreira.
Convidados: Todos os grupos de liturgia da região Centro e ministros da Sagrada Comunhão.

2/8 – Sexta-Feira: 19h
Celebrante: Pe. Saulo de Tarso.
Convidados: Mons. Ednaldo Araújo e Apostolado da Oração.

3/8 – Sábado: 19h
Celebrante: Cônego Geraldo Magela.
Convidados: Setor Família.

4/8 – Domingo: 19h
Celebrante: dom Aldo Pagotto
Convidados: Novas Comunidades.

5/8 – Segunda-feira - Encerramento
9h: Solene Celebração Eucarística.
15h: Recitação do Terço de Nossa Senhora (pelos Coroinhas).
16h: Procissão pelas principais ruas do Centro da capital, encerrando com a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano da Paraíba, dom Aldo Pagotto.

EVENTO DEVE DEIXAR O CENTRO

O diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, reconheceu que o Centro Histórico não é ideal para a realização do evento, mas garantiu que a prefeitura está com um projeto que estuda um local para realizar os eventos da cidade.

“Temos conhecimento de que esta não é a área mais apropriada para o evento, e já há um projeto em discussão na prefeitura para se fazer os eventos da capital. Mas na edição deste ano, a festa será direcionada às famílias, com programação voltada a elas e às crianças”, afirmou.

Burity informou que na programação profana está prevista muita cultura popular, atrações infantis e shows, mas não adiantou quais serão as atrações, tenho em vista que ainda aguarda algumas confirmações, mas que na próxima segunda-feira toda programação será anunciada pelo prefeito Luciano Cartaxo.

O debate foi conduzido pelo procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Cidadania Valberto Lira e pelos promotores José Farias de Souza e João Geraldo Carneiro.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp