VIDA URBANA
Festa das Neves começa na capital
Festa das Neves, que chega a 428ª edição, tem como tema: 'Maria, a mulher do sim, do serviço e do amor'. Terá dez dias de comemoração.
Publicado em 27/07/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:36
O Dia de Nossa Senhora das Neves, padroeira da cidade de João Pessoa e do Estado, só é festejado no dia 5 de agosto, mas a programação religiosa já será iniciada hoje, a partir das 18h30, com a celebração de uma missa presidida pelo padre Rui Braga e pelo monsenhor Robson Bezerra na Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves.
A Festa das Neves, que chega a 428ª edição, neste ano tem como tema: 'Maria, a mulher do sim, do serviço e do amor'. Terá dez dias de comemoração que também inclui uma programação profana, organizada pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). As atrações serão divulgadas na próxima segunda-feira, às 10h, no gabinete do prefeito, no Paço Municipal.
Também serão anunciadas ações nas áreas de saúde, educação, infraestrutura urbana, habitação, desenvolvimento social e geração de emprego e renda.
Amanhã haverá missa na Catedral, localizada na Praça Dom Ulrico, no Centro de João Pessoa, sendo que desta vez será celebrada pelo padre Antônio Souza da Silva, às 19h. A programação religiosa terá continuidade por toda a semana, com missas no mesmo horário. Já o encerramento será no dia 5, com solene celebração eucarística, às 9h, recitação do terço de Nossa Senhora, que será realizada pelos coroinhas, e às 16h a tradicional procissão de Nossa Senhora das Neves pelas principais ruas do Centro da capital, encerrada com a Santa Missa, presidida pelo Arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto.
“Este é um momento muito importante para a comunidade católica de João Pessoa, pois estamos comemorando o centenário de nossa querida Arquidiocese”, comentou o arcebispo.
Como o Centro Histórico de João Pessoa é palco das comemorações, as Promotorias do Meio Ambiente e Patrimônio Social, visando assegurar a realização da Festa das Neves e preservar o ambiente urbano, além do patrimônio histórico da cidade, realizaram uma audiência, na última quinta-feira, para traçar algumas ações e orientações a serem seguidas pela organização do evento, bem como dos órgãos envolvidos.
Após a audiência ficou definido que as apresentações artísticas previstas para acontecer no pátio do Ponto de Cem Réis, entre os dias 1 e 4 de agosto, deverão ocorrer das 16h às 23h. Já no dia 5, o evento também começará às 16h, mas terá mais uma hora de duração, se estendendo até as 24h.
A Exposição Fotográfica sobre a Festa das Neves é a única atividade noturna programada para a Praça Rio Branco, e ficará aberta ao público entre 16h e 22h. A Praça Dom Adauto será outro espaço da festa, onde entre os dias 2 e 5, das 16h até as 22h, vão ocorrer apresentações circenses, teatrais e cultura popular. Por fim, na Praça Antenor Navarro, nos dias 3, 4 e 5, apresentações musicais de grupos locais poderão ser vistas das 18h às 23h.
A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) deverá providenciar a instalação de disciplinadores na fachada da Arquidiocese da Paraíba, para proteção da edificação e do Cruzeiro do Largo de São Francisco e também a instalação de banheiros químicos na Praça 1817, na Rua Vigário Sarlens e em um terreno privado situado nas proximidades.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA COMPLETA
27/7 - Sábado: 18h30 - Abertura da Festa
Celebrantes: Pe. Rui Braga e Mons. Robson Bezerra.
Convidados: Todas as paróquias e suas comunidades, serviços, pastorais e associações.
Convidados especiais: Todos os avôs e avós, Poder Judiciário, governo do Estado e do município.
28/7 - Domingo: 19h
Celebrante: Pe. Antônio Souza da Silva.
Convidados: Catequistas de crianças, jovens e adultos, EJC e Segue-me.
29/07 - Segunda-Feira: 19h
Celebrante: Pe. Reynaldo Segundo.
Convidados: Religiosos, religiosas e Seminário Arquidiocesano.
30/7 - Terça-Feira: 19h
Celebrante: Pe. Jorge Ivan.
Convidados: Pe. Alexandre Magno e pastorais sociais.
31/7 – Quarta-Feira: 19h
Celebrante: Pe. Deivison Silva de Santana.
Convidados: Diáconos, aspirantes e Escola Ministerial.
1º/8 – Quinta-Feira: 19h
MISSA DA LUZ
Celebrante: Pe. Hélio Ferreira.
Convidados: Todos os grupos de liturgia da região Centro e ministros da Sagrada Comunhão.
2/8 – Sexta-Feira: 19h
Celebrante: Pe. Saulo de Tarso.
Convidados: Mons. Ednaldo Araújo e Apostolado da Oração.
3/8 – Sábado: 19h
Celebrante: Cônego Geraldo Magela.
Convidados: Setor Família.
4/8 – Domingo: 19h
Celebrante: dom Aldo Pagotto
Convidados: Novas Comunidades.
5/8 – Segunda-feira - Encerramento
9h: Solene Celebração Eucarística.
15h: Recitação do Terço de Nossa Senhora (pelos Coroinhas).
16h: Procissão pelas principais ruas do Centro da capital, encerrando com a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano da Paraíba, dom Aldo Pagotto.
EVENTO DEVE DEIXAR O CENTRO
O diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, reconheceu que o Centro Histórico não é ideal para a realização do evento, mas garantiu que a prefeitura está com um projeto que estuda um local para realizar os eventos da cidade.
“Temos conhecimento de que esta não é a área mais apropriada para o evento, e já há um projeto em discussão na prefeitura para se fazer os eventos da capital. Mas na edição deste ano, a festa será direcionada às famílias, com programação voltada a elas e às crianças”, afirmou.
Burity informou que na programação profana está prevista muita cultura popular, atrações infantis e shows, mas não adiantou quais serão as atrações, tenho em vista que ainda aguarda algumas confirmações, mas que na próxima segunda-feira toda programação será anunciada pelo prefeito Luciano Cartaxo.
O debate foi conduzido pelo procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Cidadania Valberto Lira e pelos promotores José Farias de Souza e João Geraldo Carneiro.
Comentários