POLÍTICA
Câmara dos Deputados pode proibir Uber no país
Votação de projeto de lei criado pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP) pode acontecer nesta semana.
Publicado em 05/12/2016 às 19:31
Durante esta semana, um projeto de lei que proíbe a atuação do aplicativo Uber no país pode ser votado na Câmara dos Deputados, em Brasília. Dois parlamentares - João Daniel (PT-SE) e Luis Carlos Heinze (PP-RS) - fizeram requerimentos de urgência para incluir na pauta o projeto de autoria do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) e, por isso, o PL deve ser um dos assuntos tratados na reunião de líderes de bancada da Câmara nesta terça-feira (6), ocasião em que eles vão analisar o pedido.
Na proposta, Zarattini diz que o Uber é um aplicativo de "transporte clandestino" e acrescenta que seu funcionamento "está impactando negativamente na gestão pública, além de desconstruir o mercado de táxi”.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criou no dia 8 de novembro um grupo de trabalho para o projeto. O objetivo era analisar a matéria e discutir uma nova redação para o texto. O grupo realizou apenas duas reuniões ordinárias desde a criação.
Na primeira, apenas nove dos 20 membros indicados compareceram. Já na segunda, foram cinco. Os dois únicos presentes nas duas reuniões eram Carlos Zarattini (PT-SP) e o deputado Goulart (PSD-SP), contrários ao Uber.
Uber lança campanha
Na última sexta-feira (2), o Uber lançou uma campanha para incentiver os usuários a enviarem e-mails para os deputados federais, visando a pedir que votem contra o projeto de Zarattini (PT-SP).
Comentários